Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

O que é GRI e quais são seus benefícios para sua empresa?

Saber fazer relatórios com base nas normas GRI pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Mas, se você ainda não sabe o que é GRI e quais os seus benefícios ao adota-lo para sua empresa, a Target-Q vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é GRI?

GRI é um método que muitas empresas, governo e instituições usam para divulgar e deixar transparente o impacto das ações e negócios dentro da visão sustentável no geral.

A organização que elaborou esse método também leva o nome de GRI (Global Reporting Initiative) e o seu objetivo é auxiliar instituições e empresas a entenderem a importância do desenvolvimento sustentável e de sua devida comunicação com agentes externos.

O método para divulgar o impacto das ações empresariais e institucionais se baseia em um relatório de sustentabilidade. Ferramenta essa que serve como um mecanismo de estratégia de gestão focada em ações e indicadores econômicos e socioambientais.

As sugestões e direcionamento do GRI são benéficas e aplicáveis a qualquer tipo de companhia e organização, sejam pequenas, grandes, nacionais, internacionais e também independem do seu segmento. Essas diretrizes fornecem dados e informações primordiais para a criação de seus relatórios de sustentabilidade.

O relatório de Sustentabilidade é obrigatório para empresas listadas nas bolsas de valores, exemplo no Brasil – B3. As empresas listadas na bolsa de valores precisam demonstrar o quanto são comprometidas com a redução do impacto negativo da organização no mundo e elas demonstram dando publicidade à suas ações e dados de desempenho relativos a temáticas como Redução de carbono, Direitos Humanos, Recursos Naturais, Responsabilidade social e outros.

Dar publicidade ao seu desempenho atrai os olhares dos investidores que não querem perder dinheiro com empresas que oferecem riscos.

Com base nestes dados publicados os investidores, consideram a reputação da organização.
Há alguns padrões no mercado, mas o comum é o GRI. Toda empresa que opta por escolher seguir as diretrizes do modelo GRI, adota uma prática de transparência com o mercado.

O relato dos impactos negativos e positivos sobre a sociedade, economia e meio ambiente, além de seus compromissos, fazem com que a empresa se estabeleça como uma marca preocupada com essas demandas modernas, podendo elevar positivamente ou negativamente a sua reputação.

As empresas que buscam fazer uso dos padrões GRI, exceto as listadas nas bolsas de valores, não precisam seguir todas as recomendações para produzir seus relatórios de sustentabilidade. A utilização de conteúdos do documento voltados para o interesse da empresa é uma ótima maneira de usar o GRI com critério para relatar sustentabilidade.

Entretanto, cada maneira de utilizar os padrões GRI requere uma declaração de uso, que deve ser acrescentado no relatório seguindo os modelos já repassados no documento.

Benefícios de usar os padrões GRI na sua empresa

  • Elaborar relatório de sustentabilidade se baseando nos padrões GRI é fundamental para sua empresa, independentemente do tamanho, segmento e alcance da instituição ou organização.
  • Listaremos agora, alguns dos benefícios ao adotar o cumprimento de normas dos Padrões GRI:
  • Aprimoramento da comunicação entre os stakeholders;
  • Aumento da confiabilidade dos dados elaborados pela empresa;
  • Elevação da credibilidade do conteúdo divulgado;
  • Melhora da credibilidade e alcance da marca;
  • Fortalecimento da imagem da empresa;
  • Desenvolvimento mais sustentável da sociedade;
  • Entre outros diversos benefícios sociais, econômicos e ambientais;
  • Visão ampla do negócio.

Esperamos que tenha gostado do assunto! Se você tem interesse em algum outro conteúdo ou quer ajuda especializada para elevar a sua empresa, conte com a Target-Q!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *