Ter uma empresa não é fácil, nós sabemos. Porém, conhecer estratégias para alavancar o valor da marca, demonstrar continuidade no seu segmento é uma forma de ter mais chances dentro desse mercado tão competitivo.
Se você ainda não conhece o ESG ou a sua crescente exigência no mercado, fique até o final desse artigo e descubra. Boa leitura!
O ESG é obrigatório dentro das empresas?
As práticas de governança, de gestão ambiental, social e corporativa estão se tornando cada dia mais presentes dentro de organizações. Mesmo com essa pressão social e mercadológica para que empresas desenvolvam seus programas de ESG, muitas organizações ainda não entendem a importância do assunto.
O ESG não deve ser considerado uma “moda”, estratégia de marketing ou um projeto isolado. Essas práticas representam um novo modelo de negócios, que irão contribuir com a sustentabilidade e valor da sua marca no mercado.
Muitas empresas praticam o ESG de forma teórica, como peça de marketing só para ficar bem com o mercado e isso é uma maneira somente simbólica de realizar a sua parte. As práticas de ESG podem ajudar muito as empresas, mas, claro, se forem feitas de forma efetiva e comprometidas com as pautas que são defendidas.
Agora que já falamos um pouco sobre o significado do ESG, podemos chegar à pergunta que norteia esse artigo: Afinal, o ESG é obrigatório?
De uma perspectiva legal, as práticas de ESG não são obrigatórias no cotidiano corporativo, ou seja, sua empresa não é obrigada a ter um programa de governança, gestão ambiental, social e corporativa.
Contudo, existe dentro do mercado, no geral, uma pressão invisível que está levando empresas a adotarem essas práticas para conseguir sobreviver e adquirir um diferencial e destaque dentro do mercado.
Então, podemos concluir que o ESG é uma imposição de mercado para que sua empresa entre na jornada, se torne mais responsável, sustentável e reconhecida por essas práticas.
Tem uma norma específica ESG? Hoje já temos uma Diretriz ESG (PR ABNT 2030) em fase de conclusão para auxiliar as organizações nesta jornada.
A sua empresa deve focar não somente em cumprir a legislação ou fazer o básico para sobreviver. Com um programa de ESG bem estruturado e executado, a sua empresa, além de iniciar a jornada em busca da sustentabilidade, vai contribuir com um planeta mais sustentável, vai crescer de forma exponencial dentro do segmento de atuação e ser reconhecida por isso!
O ESG é, principalmente, um requisito do mercado financeiro para organizações que buscam investimentos (público ou privado) e obter valorização de suas ações em bolsas de valores.
Se você precisa de um parceiro para lhe ajudar com o seu programa de governança ambiental, social e corporativa, conte conosco da Target-Q! Podemos fazer um diagnóstico e posicionar sua organização diante do desafio desta jornada. Agradecemos pela leitura!