Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

ISO 9001: O que é e como realizar a abordagem de processos

Dentre as diversas normas ISO que existem, uma que talvez seja a mais conhecida, a famosa ISO 9001:2015.

Ela, se for muito bem usada, pode ser um grande passo para a valorização da qualidade na sua empresa. Fique com a gente até o final e aprenda mais sobre a ISO 9001 e veja como realizar a abordagem de processos. Boa leitura!

A ISO 9001:2015

Indo direto ao assunto, a ISO 9001 é provavelmente, a norma mais conhecida e utilizada pelas empresas. Sua relevância e grande abrangência a fazem indispensável para qualquer organização que pensa em ter um sistema de gestão de qualidade funcional e certificado.

A ISO 9001 funciona como um código de conduta para o setor de qualidade. Seus requisitos indicam quais os caminhos a serem tomados e se a empresa lidar com a padronização do seu sistema de gestão de qualidade de forma satisfatória, atendendo seus requisitos, ela recebe a certificação ISO 9001, que comprova todo o trabalho feito para aprimorar os processos corporativos.

O conjunto de normas da ISO 9001 procura criar um guia com soluções gerais de como atender aos requisitos pedidos pela empresa, sociedade e comércio, dentro do campo da produção e entrega dos produtos/serviços. Atrelada à ISO 9001, já está em produção pela ABNT uma diretriz para o ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).

Seu objetivo é ajudar qualquer organização a melhorar a capacidade de eficiência e qualidade na produção e entrega dos seus produtos e/ou serviços, bem como melhorar continuamente a organização.

Abordagem de processos na ISO 9001

A ISO 9001 determina que é necessário a organização definir os processos necessários para realização de seus produtos/serviços.

A abordagem dos processos orientada pela ISO ajuda a determinar:

  • Saídas e entradas dos processos;
  • Critérios e métodos das operações e controle dos processos;
  • Recursos necessários (equipamentos, máquinas, tecnologias, competências necessárias);
  • Sequência e interação desses processos;
  • Riscos e oportunidades, tanto no nível estratégico, quanto tático e operacional;  
  • Responsabilidades e autoridades dentro de cada um dos processos;

O bom uso da abordagem de processos pode modificar a dinâmica da qualidade da sua empresa. Esse tipo de abordagem precisa de um mapeamento estruturado, observação e identificação de riscos.

Há ferramentas simples e baratas que são recomendadas para mapear processos. Fluxos estabelecidos no Power Point ou Visio e SIPOC. A metodologia SIPOC para traçar todas as etapas dos processos, enxergar os riscos do negócio e padronizar a forma de tratar os diversos processos e desdobramentos das ações empresariais.

As saídas deste trabalho (definição de processos e Mapeamento de processos) devem indicar um plano pensando em quais processos a organização precisa melhorar para atingir seus objetivos, sendo este o foco da norma ISO 9001.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Se a sua empresa precisa de ajuda na hora de implementar projetos de qualidade que envolvam a ISO 9001 ou outras normas, conte conosco da Target-Q. Acesse o site e confira mais sobre a nossa consultoria ISO!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *