Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Empresas ESG: Cases de Sucesso para Inspiração!

Empresas ESG Cases de Sucesso para Inspiração!

O cenário empresarial está cada vez mais impulsionado pelos princípios de ESG, reconhecendo a importância crucial de questões relacionadas ao meio ambiente, sociedade e governança para o sucesso a longo prazo. De acordo com a Universidade de Cornell, as empresas ESG já direcionam pelo menos 25% do total de investimentos. Este artigo analisa como as empresas ESG estão implementando na prática esses princípios e colhendo benefícios tangíveis.

Como costumamos dizer, ESG é uma jornada e as organizações abaixo citadas trabalham em todos os pilares ESG, com ações específicas para cada pilar, mas aqui destacamos apenas algumas para demonstrar o empenho das organizações, cada uma com sua materialidade.

  

Cases de Sucesso

1) Raízen (Energia)

A Raízen, líder na categoria Energia, não apenas produz e vende energia renovável, mas também assume a responsabilidade na redução da pegada de carbono. Estabelecendo metas públicas, como a redução de 10% da pegada de carbono do açúcar e etanol até 2030, a Raízen destaca-se ao incorporar a gestão de emissões de gases de efeito estufa e a transição energética em suas operações.

A Raízen formalizou diversos compromissos que são trabalhados por meio do desenvolvimento de soluções de alto valor para seus principais públicos de relacionamento, não se limitando ao tema mudanças climáticas e gestão de emissões, mas também com a questão hídrica (redução de 15% da capitação de água de fontes externas, durante o período de moagem), na gestão agrícola, com a eficiência energética (aumento em 015% a geração de energia por área colhida) e biodiversidade – rastreabilidade de 100% do volume de cana moída e zero desmatamento ilegal desde 2008, outras ações envolvendo os temas de Compras Sustentáveis com foco na gestão de fornecedores com a visão ESG, Direitos Humanos e bem Estar, trabalhando com avanços na área de direitos humanos nas suas operações e em sua cadeia de suprimentos, Ética e Governança que também mira não somente as operações da organização mas também os parceiros estratégicos, o Relacionamento com o Entorno através da promoção da educação por meio de programas da Fundação Raízen e a Diversidade e inclusão, que busca alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025.

  

2) Suzano (Celulose e Papel)

Como a maior produtora mundial de celulose, a Suzano enfrenta desafios ambientais significativos. Sua estratégia ambiental inclui o cultivo responsável de árvores e a preservação de áreas naturais, contribuindo para a captura e estocagem de mais de 270 milhões de toneladas de CO2. Essas ações não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também fortalecem a posição da empresa no mercado.

A Suzano, tem três focos principais em ESG: mudanças climáticas, inserção social e econômica de comunidades onde a Suzano atua e inclusão de minorias nos processos de liderança. A empresa tem metas ambiciosas: tirar 10 milhões de toneladas de plásticos de seu sistema produtivo até 2030. A Suzano foi reconhecida pela revista Exame como uma das empresas com melhores práticas ESG do setor de papel e celulose no Brasil.

  

3) Ambev (Bebidas)

Além de produzir bebidas, a Ambev visa 100% de seu portfólio em embalagens sustentáveis até 2025. Incentivando a cultura do retornável e o uso de conteúdo reciclado, a empresa destaca-se ao transformar metas ambiciosas em realizações tangíveis, como a produção de garrafas PET 100% recicladas.

A AmBev implantou um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) eco-eficiente, buscando o mínimo impacto na natureza em suas atividades, sem perder competitividade na produção de bebidas, desenvolvendo tecnologias, matérias-primas e processos para minimizar o impacto ambiental.

  

4) O Boticário (Cosméticos e Perfumaria)

O Grupo O Boticário, trabalhando no pilar social, reconhecendo a importância da diversidade, estabeleceu metas concretas para garantir representatividade em sua equipe. Compromissos, como ter pelo menos 50% de colaboradores pretos até 2023 e 50% de mulheres em cargos de diretoria até 2025, demonstram um compromisso com inclusão, equidade, diversidade e valorização da pluralidade. O Grupo Boticário também foi uma das empresas reconhecidas pela Exame no ano de 2022 pelas suas ações ESG.

  

5) Itaú (Finanças)

Em setembro de 2022, o Banco Central do Brasil divulgou normas que tratam do gerenciamento de riscos sociais, climáticos e ambientais – ESG, por parte dos bancos. Essas normas estabelecem regras para um reporte dessas questões que passou a ser obrigatório para as instituições financeiras a partir de 1º de dezembro de 2022, mas independente desta norma o Itaú sempre valorizou a promoção da sustentabilidade em seus negócios.

O Itaú, como o maior banco da América Latina, busca fortalecer a inclusão financeira, com diversas ações que envolve o que eles chamam de “impacto positivo”. A criação do iti, um banco digital e gratuito, reflete o compromisso da instituição em impulsionar o crescimento de micro, pequenas e médias empresas até 2026 e é uma das ações da instituição.

  

Conclusão

Esses casos de sucesso oferecem insights valiosos sobre como as empresas podem integrar os princípios ESG em suas práticas diárias. Ao adotar uma abordagem prática e estabelecer metas mensuráveis, essas organizações não apenas prosperam nos negócios, mas também contribuem positivamente para o meio ambiente, sociedade e governança. Inspiramos outras empresas a seguir esse caminho rumo a um futuro mais sustentável.

Quer impulsionar sua empresa com práticas sustentáveis? Descubra como! Conheça nossos cursos EAD relativos a Gestão, que fazem parte das melhores estratégias ESG de qualquer organização.

Transforme-se com a Target-Q! Explore agora.

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *