Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Gestão de Governança: Conheça a importância da ISO 37301 e ISO 37001

Gestão de Governança Conheça a importância da ISO 37301 e ISO 37001

A gestão de governança tornou-se um ponto importante para as organizações atuais, especialmente diante da crescente complexidade das regulamentações e da necessidade de cultivar uma cultura ética e transparente. Assim, as normas ISO 37301 e ISO 37001 são vitais na garantia de um sistema integrado de gestão de compliance e antissuborno.

    

O que são as Normas ISO 37301 e ISO 37001?

A ISO 37301 – Sistemas de Gestão de Compliance e a ISO 37001 – Sistemas de Gestão Antissuborno são essenciais para o funcionamento adequado das organizações, pois estabelecem diretrizes e boas práticas para o cumprimento de obrigações legais e éticas e, sendo normas certificáveis por terceira parte, visam sempre a melhoria contínua dos sistemas de gestão.

    

ISO 37301

Esta norma visa estabelecer e manter uma cultura de compliance nas organizações, considerando as necessidades das partes interessadas. Ela abrange questões como políticas, objetivos e processos para demonstrar o atendimento aos requisitos obrigatórios e voluntários com uma visão de risco, para evitar o não compliance.

    

ISO 37001

Por sua vez, a ISO 37001 concentra-se em prevenir, detectar e responder ao suborno. Ela define medidas para evitar a concessão de vantagens indevidas e promover a integridade nos negócios. É uma norma totalmente alinhada com a visão das leis de colaboração premiada, para pessoas físicas, chamada Lei das Organizações Criminosas (Lei 12.850/2013) e com a Lei Anticorrupção (12.846/2013) que estabeleceu o acordo de leniência, destinado às empresas.

    

Principais pontos em comum e diferenças essenciais

Ambas as normas compartilham o objetivo de promover a ética e o cumprimento das leis, mas suas áreas de foco são distintas:

  • ISO 37301: Tem um escopo amplo, abrangendo todas as obrigações de compliance, como suborno, uso de informações privilegiadas, assédio, competição leal, segurança da informação, entre outros, sempre com o olhar da prevenção.
  • ISO 37001: Concentra-se exclusivamente no combate ao suborno, definindo medidas para prevenir, detectar e responder a práticas corruptas.

    

Benefícios da conformidade com as normas

Buscar a conformidade com a ISO 37301 e ISO 37001 traz diversos benefícios para as organizações:

  1. Melhora da reputação: A conformidade demonstra comprometimento com a ética e a integridade, o que fortalece a reputação da empresa.
  2. Redução de riscos: Ao seguir as diretrizes das normas, as organizações mitigam riscos legais, financeiros e de imagem relacionados ao suborno e à não conformidade.
  3. Eficiência operacional: Um sistema integrado de gestão de compliance e antissuborno promove processos mais eficientes e transparentes.
  4. Atração de investidores e parceiros: Empresas certificadas pela ISO 37301 e ISO 37001 são vistas como mais confiáveis e atraentes para investidores e parceiros comerciais.

    

Como a Target-Q pode ajudar?

A Target-Q traz como soluções, consultoria, treinamentos e auditorias em sistemas de gestão. Somos especializados para auxiliar as organizações na implementação e certificação das normas ISO 37301 e ISO 37001. Nossa plataforma EAD oferece cursos práticos e abrangentes ministrados por instrutores experientes.

Não perca a oportunidade de fortalecer a gestão de governança e a integridade da sua empresa. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar a conformidade com as normas ISO 37301 e ISO 37001.

Compartilhar Publicação: