Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Quais são as principais normas ISO?

As normas ISO são criadas e revisadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO) e ao longo dos anos desenvolveu uma série de normas visa manter a padronização de bens e serviços nas empresas, garantindo que o mesmo serviço seja feito ou prestado com o mesmo padrão, podendo melhorar continuamente. A ISO continua desenvolvendo padrões e seu propósito é atender as demandas da sociedade em diversos mercados.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica em solo nacional e é representante da ISO. Além disso, a ABNT é o órgão que credencia organismos certificadores no Brasil.

A implementação das ISO é muito importante para as organizações pois auxilia na gestão de riscos, traz diferenciais competitivos, impulsiona boas práticas de governança corporativa, contribui para redução de custos e elevação de lucros, entre outros. A padronização tem também o propósito de atender os padrões de mercado e a satisfação dos clientes.

Além disso, atender às normas ISO faz com que a empresa passe a ser valorizada como modelo para seus stakeholders/ partes interessadas, no mercado em que atua, gerando um crescimento, e é por isso que os seus concorrentes se empenham tanto para obter e/ou manter as certificações ISO.

ISO 9001

A aplicação da ISO 9001, com foco na satisfação do cliente, promoveu uma verdadeira mudança na cultura organizacional. Isso se deve aos fundamentos da gestão interna, agora com um fluxo de trabalho mais claro com foco estratégico.

Com ela, é possível a empresa:

  • Operar com mais eficiência;
  • Alcançar novos clientes;
  • Identificar para cumprir requisitos regulamentares e de clientes;
  • Identificar e resolver falhas;
  • Reduzir riscos estratégicos, táticos e operacionais;
  • Avaliar desempenho;
  • Melhorar continuamente sua gestão e seus produtos e processos organizacionais.

ISO 14001

O meio ambiente e gestão ambiental também estão presentes nas normas ISO. A 14001 é um padrão internacional projetado para ajudar as empresas a integrar a responsabilidade ambiental em seus processos internos. Além disso, reduzir ou eliminar impacto ambiental contribui para o crescimento da empresa, pois lhe agrega o diferencial de empresa ambientalmente correta e sustentável, atraindo os clientes que estão dispostos a investir neste diferencial.

Portanto, define os parâmetros para implantação de um sistema de gestão ambiental em uma empresa.

Os benefícios são muitos, o maior deles é contribuir para um mundo melhor, mas o ganho de vantagem competitiva sobre a concorrência e redução de custos com multas/ sanções também merecem destaque.

ISO 45001

A aplicação da ISO 45001, é o foco na Saúde e na Segurança Ocupacional. Esta norma veio para substituir a OSHAS 18001 e promoveu uma verdadeira mudança na cultura organizacional, pois aproximou a visão estratégica para uma melhor gestão e alcance de resultados.

Reduzir os riscos de exposição dos trabalhadores a perigos que existem relativos ao negócio/ produto e processo da organização é o real objetivo das empresas que buscam esta certificação.

Trabalhar o ambiente e relacionamentos para propiciar saúde aos trabalhadores complementa o olhar todo especial desta norma, que na verdade visa cuidar das pessoas.

Naturalmente atender legislação e padrões de mercado está no contexto desta norma, mas seu foco é cuidar do recurso mais valioso que uma empresa tem: pessoas!

Para as organizações sem dúvidas há ganhos ao certificar nesta norma, dentre eles, reduzir o passivo trabalhista, elevar o nível de ações no entorno da saúde e segurança reduz afastamentos e a rotatividade de pessoal, retém talentos, motiva e engaja as pessoas. Com isso, uma melhor resposta produtiva é certa!

Atuando há quase 15 anos neste mercado, podemos afirmar que, quando a empresa busca certificações internacionais, sua competitividade e relevância aumentam no seu mercado de atuação. Com a Target-Q fica fácil certificar sua empresa, temos um time especializado em estruturar treinamentos, capacitação e estruturar seu negócio para a auditoria de certificação.

Não deixe essa oportunidade passar e certifique sua empresa nas normas ISO!

Acesse o link e fale com um de nossos especialistas.

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *