Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

ISO 9001 para Startups: as vantagens de certificar

Entenda como uma startup pode conquistar benefícios com uma certificação de qualidade ISO 9001.

O conjunto de normas ISO é amplamente conhecido e aplicado no mercado, seja industrial ou de serviços. A norma de maior destaque é a ISO 9001, que teve sua primeira versão em 1987, quarenta anos após a fundação da Organização Internacional para Padronização (em inglês, International Organization for Standardization, ISO).

Quase quarenta anos depois, as diversas aplicações da ISO são discutidas no meio acadêmico e implantadas principalmente no segmento industrial. Mas como funciona no caso das startups? Veja abaixo um pouco mais sobre o assunto:

ISO 9001 para startup: combina?

A CORTEX, líder em inteligência artificial na América Latina, divulgou uma pesquisa em 2022 informando que das mais de 11 mil startups ativas no Brasil, as principais áreas são:

  • 28% para Tecnologia da Informação;
  • 22% para Serviços;
  • 16% para Varejo;
  • 11% para Indústria;
  • 6% para Financeiro.

Nesse contexto, um dado preocupante obtido de um estudo da aceleradora Startup Farm, diz que 74% das startups fecham antes dos cinco anos, sendo que 18% nem chegam a completar dois anos de idade.

Entre os fatores que contribuem para esse índice elevado podemos listar: instabilidade financeira, equipe sobrecarregada e ausência parcial ou completa de procedimentos em processos críticos da empresa.

E é aí que entra a ISO 9001.

O que é ISO 9001?

A ISO 9001 compreende um conjunto de normas técnicas que visa padronizar um produto e satisfazer o cliente.

Dentro do Sistema de Gestão, a “qualidade” é vista como inerente em todos os processos que acompanham a confecção de um produto: desde sua matéria-prima enviada pelo fornecedor até o pós-venda. O mesmo no âmbito de serviços, onde a matéria prima geralmente é o indivíduo, seu conhecimento e melhores práticas.

1) Mapeamento de processos

A aplicação da ISO 9001 para startup inicia com a identificação dos processos fundamentais que compõe a empresa. Isto é, aqueles que agregam valor ao produto final que a startup oferece ao mercado.

Depois de definido esses processos, são conhecidas suas entradas e saídas, além do processamento de informações pertinentes ao setor.

Dessa forma, cada área sabe bem qual é seu papel, entendendo a entrada de informações, como elas devem ser trabalhadas e o resultado esperado de tudo

2) Gestão de riscos

O item 6 da ISO 9001 aborda o tema sobre Planejamento, e seu primeiro requisito, 6.1, fala sobre as ações para abordar riscos e oportunidades.

Com os processos da startup estruturados, envolvendo áreas como Comercial, Financeiro, Produção e Logística, por exemplo, riscos podem ser mais facilmente identificados.

Logo, a aplicação de ações para eliminá-los ou mitiga-los, também.

3) Expectativa do cliente

A base para manutenção de um Sistema de Gestão são os monitoramentos, os indicadores, e isto está diretamente ligado ao cliente, à sua satisfação.

Adotar estratégias para medir a expectativa do cliente possibilita visualizar de forma periódica (e diária, inclusive, se necessário) seu índice de satisfação, e não menos importante, a ocorrência de desvios pontuais e os períodos de menor satisfação, possibilitando uma ação prévia a fim de melhorar de modo gradual e consiste esse indicador.

Vantagens da ISO 9001 para startups

Em geral, startup mantém um modelo de negócios escalável com a finalidade de provocar impacto na sociedade através da resolução de um problema.

Embora o uso de um Sistema de Gestão da Qualidade possa não estar nos planos iniciais de uma empresa iniciante, a ISO 9001 pode trazer muitos benefícios a fim de prolongar a perenidade e o crescimento progressivo da companhia.

Dependendo do ramo de atuação, além da ISO 9001, para sistema de gestão da qualidade, há outras opções para estruturar um Sistema de Gestão:

  • ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental;
  • ISO 45001: Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional;
  • ISO 27001: Sistema de Gestão da Segurança da Informação;
  • ISO 27701: Sistema de Gestão de Segurança Privada (complementar à ISO 27001).

Tem interesse em saber mais sobre como aplicar a ISSO 9001 na sua empresa? Clique aqui e entre em contato com o nosso time de especialistas!

Com a Target-Q a sua empresa alcança melhores resultados!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *