Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Auditoria Interna de Sistemas de Gestão e sua importância

A Auditoria Interna é um requisito obrigatório que existe em todas as normas ISO, então cabe às empresas conhecer minimamente sua importância para extrair o melhor resultado desta obrigação à ser realizada.

Se você precisa conhecer mais sobre auditorias de sistema de gestão, fique até o final desse artigo e aproveite.

O que é uma auditoria interna de sistema de gestão e qual a sua importância?

De forma simples, a auditoria interna de sistema de gestão é um requisito para obter ou fazer a manutenção de uma certificação nas normas ISO. É uma avaliação realizada nos processos da organização, nos endereços onde há, ou se pretende implementar um Sistema de Gestão ISO certificado por terceiros (organismos certificadores).

A auditoria deve ser realizada de maneira planejada por indivíduo competente, o auditor ( ex: Auditor ISO 9001, Auditor ISO 14001, Auditor ISO 4500 etc). O papel do auditor é verificar se as atividades estão seguindo o que a norma especifica, relatando as conformidades e as não conformidades encontradas ao logo da auditoria. A organização deve, após os resultados da Auditoria, reagir corrigindo as não conformidades.

Sem Auditoria não se obtém ou mantém uma certificação ISO!

A certificação ISO funciona como um atestado para organização, lhe dando um diferencial competitivo sobre o padrão de atendimento da empresa em relação a norma certificadora.

O sucesso do seu sistema de gestão depende das ações de correção e melhorias realizadas e a grande ferramenta que deve ser utilizada pelas organizações na busca deste sucesso são as Auditorias. Por isso, não negligencie a auditoria interna em sua empresa.

Considerando que auditorias devem ser planejadas e toda empresa que é certificada ou pretende se certificar deve passar por auditorias internas, sugerimos o quanto antes proceder com o planejamento das auditorias em sua empresa. Conte conosco! Somos especialistas em Auditorias de Sistemas de Gestão!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado no seu entendimento sobre auditorias.

Conheça os serviços da Target-Q. Obrigado pela leitura!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *