Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

A qualidade no dia-a-dia. Uma questão de confiança #WQD18

Confiança é tudo em uma relação, sem confiança não há entrega, não existe troca. Quando falamos em uma relação comercial, entre fornecedores e clientes, estamos falando de uma relação de troca, para haver troca precisa haver confiança. Simples assim.

O World Quality Day deste ano, sugere o tema “Qualidade: Uma questão de Confiança”. No titulo desse texto fiz uma pequena adaptação, para reforçar que qualidade tem que ser no dia-a-dia, tem que ser constante.

Para que um negócio se concretize é necessário haver confiança. Essa confiança é obtida através da QUALIDADE do que ofertamos. O cliente precisa CONFIAR que a qualidade ofertada em um primeiro momento seja constante e estável ao longo do tempo. Assim teremos negócios duradouros, pois teremos clientes satisfeitos.

Dentro de uma organização, não importa seu tamanho ou ramo de atividade, a verdadeira qualidade somente é obtida se fizer parte do dia-a-dia, se estiver no sangue da organização e seus colaboradores.

Mas como? Com gestão.

Primeiro discutiremos um pouco o que significa gestão. Gestão vem do Latim “Gestum”, que significa carregar, executar em sentido de responsabilidade.

Então, quando falamos em Gestão da Qualidade podemos entender como “Carregar a Qualidade”, assumir a responsabilidade em executar as atividades com qualidade. E isso ninguém faz sozinho, é um trabalho em equipe.

As normas de Sistema de Gestão da Qualidade (ex. ISO-9001) existem para isso. Conduzir as organizações às praticas minimamente requeridas para que todos dentro de uma empresa contribuam com sua parcela no esforço para “carregar a qualidade”. Quando alguma parte falha ou se omite a qualidade é prejudicada, a confiança é abalada.

Uma empresa existe para dar lucro. Para ter lucro é preciso fazer bons negócios. Bons negócios ocorrem quando existe confiança. Para ter confiança é preciso ter qualidade. Qualidade ocorre quando existe gestão.

Complementando, tomo a liberdade de reproduzir abaixo uma parte do texto que está publicado no site do CQI onde o #WQD18 esta sendo divulgado, veja abaixo:

“Como profissionais de qualidade constroem ‘confiança’?

A profissão de qualidade desempenha um papel único para garantir que a confiança das partes interessadas seja conquistada e mantida. Nós fazemos isso através de:

  • Contexto – Ajudar as organizações a garantir que elas compreendam as necessidades e expectativas de seus clientes e de outras partes interessadas.
  • Liderança – Ajudar as organizações a alinhar valores e cultura para dar conta dessas expectativas
  • Governança Operacional – Facilitando os sistemas de gerenciamento para ajudar as organizações a tomar decisões corretas para os clientes, partes interessadas e a organização
  • Garantia – Ajudando as organizações a entender o desempenho e identificar os riscos para a confiança e a reputação
  • Melhoria nos negócios – Ajudar as organizações a investir nas melhorias certas para melhorar o desempenho e a confiança.”

Não é a toa, que essas orientações de como profissional da qualidade pode colaborar para gerar confiança, estão intrinsecamente alinhadas com o Princípios da Gestão da Qualidade descritos na ISO-9000, que são: 1 Foco no Cliente, 2 Liderança, 3 Engajamento de Pessoas, 4 Abordagem de Processo, 5 Melhoria, 6 Tomada de Decisões Baseadas em Fatos e 7 Gestão de Relacionamentos; bem como com a estrutura e os requisitos da ISO-9001.

Vamos “Carregar a Qualidade” no dia-a-adia, para gerar confiança, negócios e lucro $$$.

E você, o que sugere para construir confiança?

Henrique Lind

[email protected]

Visite nosso site: www.target-q.com

Conheça nossos treinamentos relacionados ao tema qualidade: Clique aqui!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *