Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

ISO 9001 – Contexto da Organização. Quais as ferramentas aplicáveis para uma análise de riscos robusta e eficaz?

Requisito 4.1 das normas revisadas ISO 9001:2015ISO 14001:2015 e IATF 16949:2015

O objetivo deste requisito normativo é aproximar o Sistema de Gestão à estratégica das organizações. O SG é a organização documentada e estruturada, não devendo ser algo paralelo ao seu dia- a – dia.

Nesta altura do campeonato, consideramos que muitos já sabem que a ferramenta indicada pelo mercado para Análise do Contexto da Organização é a Análise de SWOT, mas queremos colaborar e informar que não é a única e nem a mais completa. Na verdade existem outras que auxiliarão num resultado mais eficaz, por serem menos genéricas, ou seja: mais objetivas quando o assunto envolve aspectos estratégicos da organização no âmbito Geral e Competitivo.

Estamos falando das ferramentas PEST (PESTLE) e 5 Forças de PORTER para serem somadas ao SWOT no que se refere a análise do ambiente externo. No âmbito da análise do ambiente interno, além do SWOT se faz necessário a análise dos processos com base nos RISCOS.

Não abordaremos neste artigo a análise de riscos, mas você pode consultar o artigo que tratamos deste assunto.

Apenas para fazer uma conexão, vamos ressaltar que após as análises realizadas com base nestas ferramentas propostas, se faz necessário a Análise de Riscos para que se proceda as ações para abordar Riscos e Oportunidades.

Vale lembrar que analisar Riscos no ambiente interno tem total relação com os Processos da organização. Objetiva-se avaliar os riscos dos processos não atenderem aos objetivos da organização. Veja mais sobre Riscos neste artigo.

Desta forma o atendimento ao requisito normativo, Contexto da Organização, estará completo e sobretudo, agregará valor às organizações.

Nosso objetivo aqui não é detalhar as ferramentas, mas sim esclarecer quanto a outras alternativas para a realização de uma Análise de Contexto mais completa e profunda, o que garantirá às organizações uma segurança maior.

Vamos às ferramentas: 

Análise de PEST ou PESTLE

PESTLE é um acrônimo, são siglas que abreviam as palavras que referenciam fatores ou ambientes à serem analisados pelas organizações, considerando seu contexto, sendo eles:

É uma ferramenta de gestão já conhecida e utilizada em grandes mercados. É uma ferramenta estratégica e seu foco é o AMBIENTE EXTERNO das organizações. Grandes empresas fazem uso desta ferramenta que é essencial, principalmente quando da análise da entrada da empresa em novos mercados ou revisão de seu posicionamento nos mercados existentes. Sendo focada nos fatores externos à empresa, aqueles que a podem influenciar, direta ou indiretamente na organização, se utilizada adequadamente, ela garante segurança à tomada de decisões mais assertivas.

Vamos considerar que a Análise de PEST ou PESTLE é uma investigação mais profunda nos temas que afetam a organização, considerando os aspectos externos dos ambientes Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ambiental e Legal.

Estes ambientes citados trazem fatores que não são estáticos, mudam constantemente e por este motivo, precisam ser monitorados continuamente. Estes fatores tem relação direta com as PIs (partes interessadas) relevantes à qualquer negócio.

O grande objetivo da ferramenta é um relatório sobre os variados fatores macroambientais que devem ser considerados pela empresa para providenciar ações e tomar decisões que envolvem sua sobrevivência e sucesso; a Sustentabilidade do negócio.

É pura estratégia a análise destas dimensões que sabemos ser dificilmente quantificadas, mas a compreensão destes ambientes é de extrema relevância e útil para que empresas possam compreender o crescimento ou queda de mercados, posição e potencial de negócios e orientação para operações.

Para a Análise de Contexto, requisito 4.1 das novas normas ISO-9001, ISO-14001, IATF-16949 etc, considerando o AMBIENTE EXTERNO sendo o aspecto GERAL, a Análise de PESTLE é a ferramenta que deveria ser amplamente utilizada, agregando valor às organizações.

Obs: Originalmente era chamada Análise de PEST, mas os aspectos Ambientais e Legais foram incorporados devido as necessidades crescentes em todos os mercados à nível mundial. 

5 Forças de PORTER

O professor Michael Porter é o criador desta estratégia. A estratégia é uma análise e esta foi proposta no artigo “Como as forças competitivas moldam a estratégia”, publicado em 1979.

Esta análise tornou-se uma ferramenta para análise do ambiente onde a empresa opera, e é muito apropriado considerando o Contexto da Organização, no que tange o ambiente externo no âmbito COMPETITIVO. 

As organizações estão sempre disputando uma maior fatia de mercado e tem diversas preocupações, uma delas e de grande impacto para qualquer negócio: os concorrentes.

As 5 Forças de Porter orienta para análises profundas de fatores que interferem no seu posicionamento no mercado, podendo até comprometer sua sustentabilidade. Deve ser utilizada no momento do posicionamento em um novo mercado ou reavaliação de posicionamento no mercado atual.

As 5 Forças de Porter são 5 forças competitivas para qualquer organização e analisá-las irá favorecer a tomada de decisão das organizações de maneira mais eficaz, conduzindo a organização à um melhor posicionamento de mercado. É uma ferramenta estratégica e é utilizada no planejamento estratégico das organizações.

As 5 forças de Porter são:

  1. Rivalidade entre os competidores/ Concorrentes;
  2. Barreiras para Entrada no mercado/ Novos players;
  3. Ameaças de novos produtos ou serviços/ Substitutivos;
  4. Poder de barganha dos fornecedores daquele mercado;
  5. Poder de barganha dos consumidores daquele mercado.

O modelo orienta que após uma análise dos fatores acima, considerando o Ambiente Externo (seja mercado Interno ou Externo), a organização precisa definir ações para criar uma VANTAGEM COMPETITIVA frente aos seus concorrentes, ou seja: dominando as 5 forças ela saberá definir como vai se diferenciar dos concorrentes (que vantagem em relação ao concorrente ela vai ter: Preço, prazo, quantidade, qualidade, exclusividade …).

A correta análise das Forças rivais externas de um negócio é essencial para o correto desenvolvimento do plano estratégico.

Ao definir a estratégia as organizações devem definir ações e investir seus recursos nesta estratégia.

Para Porter, as Cinco Forças é capaz de suscitar uma reflexão acerca do ambiente interno e externo de uma organização, estabelecer estratégias internas para se aproximar das oportunidades e se afastar das ameaças de mercado.

Matriz de SWOT

SWOT é um acrônimo para abreviar as palavras em Inglês Strength (forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities(oportunidades) e Threats (Ameaças).

A Análise SWOT não tem uma origem definida, acredita-se que ela tenha sido desenvolvida na década de 1960 por professores da Universidade Stanford, a partir da análise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. É considerada uma ferramenta clássica da administração.

É um método, uma Ferramenta estratégica essencial para analisar os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças de uma organização e seu negócio. Na análise SWOT são considerados as Forças, Fraquezas – fatores internos e as Oportunidades e Ameaças – fatores externos.

Forças são os pontos fortes Internos que indicam que a empresa é boa em algo, que tem vantagens competitivas, seu diferencial.

Fraquezas são os pontos fracos Internos que indicam onde a empresa esta ruim, onde ela perde o cliente para o concorrente, podendo indicar a ineficiência de gestão, incapacidade de produção, ineficiência organizacional, infra-estrutura deficitária.

É preciso olhar estes pontos pela perspectiva do processo, ou seja, qual processo é eficiente, qual processo é ineficiente, o que precisa melhorar em cada processo. Como estratégia, seu objetivo é potencializar os pontos fortes, eliminar os pontos fracos, toda e qualquer oportunidade é aproveitada e com relação às ameaças, afastar e/ou reduzir o impacto negativo para a organização.

Com esta ferramenta será possível organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

Objetivamente esta ferramenta auxiliará a organização a resolver seus problemas internos, fazer bom uso de suas vantagens competitivas, reunir as oportunidades e ameaças do ambiente externo e alcançar melhores resultados para a organização. 

swot para iso 9001

Propomos um método que consolida todas as ferramentas estratégicas para análise do Contexto da Organização, possibilitando uma ampla análise dos fatores internos e externos que podem trazer impacto para o negócio.

► Para análise do ambiente externo no âmbito Geral, propõe-se utilizar a ferramenta PESTLE que consiste em um método qualitativo, suportado pelo máximo de informação e experiência nos aspectos: Políticos, Econômicos, Sócio-Culturais, Tecnológicos, Ambientais, Legais.

►Para a análise do ambiente externo no âmbito competitivo (de mercado, dos concorrentes), propõe-se utilizar a ferramenta, o método das 5 Forças de Porter:

  •  Rivalidade entre os competidores;
  •  Barreiras para Entrada no mercado/ Novos entrantes;
  •  Ameaças de novos produtos ou serviços/ substitutivos;
  •  Poder de barganha dos fornecedores daquele mercado;
  •  Poder de barganha dos consumidores daquele mercado.

Para a análise do ambiente interno e externo, a aplicação da Matriz SWOT (Strength, Weakness, Opportunities e Threats), considerando os dados de entrada, as saídas das análises de PESTLE e 5 Forças de Porter, proporcionando uma identificação mais profunda das questões com intuito de solucionar deficiências relacionadas às Forças, Fraquezas – fatores internos da organização e reunir as Oportunidades e Ameaças – fatores externos para fazer uso das melhores oportunidades e se distanciar das ameaças existentes:

  •  Forças (internas);
  •  Fraquezas (internas);
  •  Oportunidades (Externas);
  •  Ameaças (Externas).

Convém utilizar os resultados das análises PESTLE e 5 Forças de Porter como dados de entrada para a análise SWOT.

Como método, sugerimos a reunião destas ferramentas para aplicação de um “funil” de análises para refinamento das questões que fazem parte do Contexto da Organização, somadas a análise de Riscos, o que irá gerar um planejamento estratégico robusto. Todo este trabalho será desdobrado em diversas ações, muito trabalho por todo o Sistema de Gestão da organização e seus processos. À partir deste momento não mais haverá a separação dos Sistemas de Gestão da organização e sua estratégia.

Antes do uso destas ferramentas é necessário que as organizações tenham claramente definidos sua Missão, Visão e Valores, não como um “slogam”, mas como um “norte”, pois o desdobramento de toda estratégia deverá ter coerência com estes aspectos que culminam nas POLÍTICAS e OBJETIVOS da Organização.

Baixe  o material completo 

https://swot.pestle.target-q.com/

Agradecemos a oportunidade e estamos abertos a discussões. Participe deixando seu comentário!

Abraços e sucesso,

Equipe Target-Q

Josiane Lopeshttps://www.linkedin.com/in/josi-lopes/

[email protected]

[email protected]

www.ead.target-q.com

Não deixe de se inscrever no blog para receber nossas comunicações sobre assuntos relevantes! 

Alguns dos diversos materiais que consultamos para produzir este artigo:http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/as-cinco-forcas-de-porter/57341/

PORTER, M. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus, 1986.

CHIAVENATO. Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

Wikipédia: Análise SWOT

Wikipédia: Análise de PEST

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *