De acordo com estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), “quase 2 milhões de pessoas morrem a cada ano de causas relacionadas ao trabalho.
As primeiras estimativas globais da OMS e da OIT sobre doenças e lesões no local de trabalho revelam o nível de mortes prematuras evitáveis devido à exposição a riscos à saúde relacionados ao trabalho.
Lesões e doenças relacionadas ao trabalho provocaram a morte de 1,9 milhão de pessoas em 2016, de acordo com as primeiras estimativas conjuntas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
De acordo com as “Estimativas conjuntas da OMS e da OIT sobre o ônus de doenças e lesões relacionadas ao trabalho, 2000-2016” (“Joint Estimates of the Work-related Burden of Disease and Injury, 2000-2016: Global Monitoring Report “), a maioria das mortes relacionadas ao trabalho deveu-se a doenças respiratórias e cardiovasculares.
As doenças não transmissíveis foram responsáveis por 81% das mortes. As maiores causas de mortes foram doença pulmonar obstrutiva crônica (450.000 mortes); acidente vascular cerebral (400.000 mortes) e cardiopatia isquêmica (350.000 mortes). Lesões ocupacionais causaram 19% das mortes (360.000 mortes).
O estudo leva em consideração 19 fatores de risco ocupacional, como exposição a longas jornadas de trabalho e exposição no ambiente de trabalho à poluição do ar, a asmagens, a substâncias cancerígenas, a riscos ergonômicos e a ruído.
O principal risco foi a exposição a longas horas de trabalho, que estava associada a cerca de 750.000 mortes. A exposição no local de trabalho à poluição do ar (partículas, gases e fumos) causou 450.000 mortes.”
Fonte: Saúde e segurança no trabalho: OMS/OIT: Quase 2 milhões de pessoas morrem a cada ano de causas relacionadas ao trabalho (ilo.org)
Diante destas constatações conclui-se que a única solução é a prevenção!
As normas internacionais do trabalho e as normas técnicas nacionais/ legislação aplicável, podem fornecer uma base sólida para a implantação de sistemas de saúde e segurança ocupacional, eficazes e sustentáveis.
A norma ISO 45001 – Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (lançada em 2018), em substituição à OHSAS 18001, tem como objetivo, ajudar as organizações a identificar situações de riscos para então prevenir mortes e doenças ocupacionais.
A ISO 45001 é uma Norma Internacional que especifica os requisitos para um Sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho – SGSST, com orientações para a sua utilização, considerando melhorar proativamente o desempenho da SST (saúde e segurança do trabalho), na prevenção de lesões e doenças.
É importante salientar que a ISO 45001 é aplicável a qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e natureza. Todos os seus requisitos têm a intenção de ser integrados na gestão de uma organização.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, e acompanhe o nosso Blog!