Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Implementando o ESG em sua empresa: entendendo os fundamentos

O ESG, sigla em inglês para “Ambiental, Social e Governança”, é um conceito que tem ganhado cada vez mais destaque nas práticas empresariais ao redor do mundo. Ele se refere a uma abordagem holística de gestão que busca integrar preocupações ambientais, sociais e de governança nas decisões de negócios de uma empresa, visando redução de riscos para o mercado financeiro/ de investimentos e por consequência, trazer um impacto sustentável a médio e longo prazo, mas não para por aí!

Neste post, vamos explorar o que é este conceito e como implementar o ESG em sua empresa.

Boa leitura!

O que é o ESG?

É uma demanda de mercado, em especial, do mercado financeiro (investidores, seguradoras, bancos, bolsa de valores etc). Na prática, essas entidades que representam o mercado financeiro farão verificações/ análises, também conhecidas como Due Diligence, nas diversas organizações que buscam investimento, seguros, financiamentos, e fazer IPO (abrir capital para vender parte de suas ações) em bolsa de valores. Isto envolve também entidades públicas, como o próprio BC – Banco Central, que já desde 2022 impôs em sua resolução 4.557/2017, regulamentação sobre incluir a necessidade de os bancos gerenciarem o risco climático, além dos riscos sociais e ambientais.

Deste modo, ocorre o transbordo de regras a empresas, as quais devem demonstrar suas melhores práticas de gestão, relativas ao ESG, ou seja, práticas relativas ao contexto ambiental, sociai e de governança.

Ao praticar o ESG, as organizações poderão se destacar, inclusive obtendo melhores taxas para financiamentos e/ou seguros ou melhor qualificação para receber o crédito e investimentos de seu interesse.

Devemos concluir que ESG é uma estratégia ou ferramenta do mercado financeiro, para reduzir seus riscos de investimentos.

Para as organizações, é fundamental entender que esses três pilares são interdependentes e estão interligados, e a gestão eficiente deles pode resultar em uma empresa mais sustentável corporativamente, responsável e naturalmente bem-sucedida.

Ambiental (E)

Refere-se às práticas relacionadas ao impacto ambiental de uma empresa. Isso inclui a redução de emissões de gases de efeito estufa, a conservação de recursos naturais, a gestão de resíduos, a eficiência energética, entre outros aspectos.

Social (S)

Refere-se às práticas relacionadas ao impacto social de uma empresa. Isso inclui a diversidade e inclusão, a segurança e saúde dos funcionários, o envolvimento com a comunidade, os direitos humanos, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, a Proteção de dados das partes interessadas (LGPD), entre outros aspectos.

Governança (G)

Refere-se às práticas relacionadas à governança corporativa de uma empresa. Isso inclui a estrutura de governança, a transparência nas operações e relações, a responsabilidade dos diretores, a gestão voltada aos princípios e objetivos organizacionais, a gestão de riscos, a ética nos negócios, entre outros aspectos.

Como implementar o ESG em uma empresa?

Implementar o ESG em uma empresa pode ser um processo complexo, demorado e requer o comprometimento de todos os níveis da organização, sobretudo da alta direção, pois será necessário:

  • Identificar as principais fragilidades da organização, considerando a visão Ambiental, Social e de Governança, incluindo ouvir a voz de seus stakeholders (partes interessadas internas e externas) da organização.
  • Definir a materialidade da organização e identificar seus riscos;
  • Definir ações, objetivos e metas a cumprir, bem como medir e monitorar seu progresso diante de seus compromissos;
  • Estabelecer processos robustos, inclusive para além das suas dependências, considerando Planos de Emergência, Planos de Continuidade do Negócio, Planos para Gestão de Crises.
  • Integrar as considerações ESG em toda a estratégia da empresa, incluindo seus processos: comercial, operações, finanças, cadeia de suprimentos e tomada de decisões;
  • Comunicar, de forma transparente e equilibrada, as iniciativas ESG para as partes interessadas, incluindo investidores, clientes, funcionários e comunidade;
  • Fomentar uma cultura de responsabilidade social corporativa e envolvimento dos funcionários em iniciativas ESG.
  • Monitorar constantemente o desempenho ESG da empresa e fazer ajustes conforme necessário.

Conclusão

A implementação do ESG em uma empresa é um processo importante e indiscutivelmente necessário, pois não é moda, muito menos algo passageiro. A implementação requer estabelecer em suas práticas diárias, rotinas que atendam o ESG, o que lhes impõe trabalhar fortemente sua GESTÃO.

A Target-Q Consultoria e Treinamentos voltados para gestão empresarial é a solução para empresas que desejam implementar o ESG, pois desde a nossa fundação, nosso tema é GESTÃO. Com uma vasta experiência em consultoria e treinamentos, e nas melhores práticas de gestão, a Target-Q pode auxiliar na identificação das áreas de maior impacto/ temais materiais, na sua matriz de materialidade, no estabelecimento de sua GESTÃO DE RISCOS ESG, na definição de metas e indicadores, no engajamento dos seus stakeholders e no monitoramento e reporte dos resultados ESG.

Fale com um especialista e veja como podemos ajudar sua empresa!

Em nossa academia de ensino à distância, temos boa parte dos treinamentos base para estrutura ESG, sendo eles: Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Qualidade, SGI independente da intenção de certificação nestas normas.

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *