Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

ESG: conheça os pilares e por que é importante para os negócios

Nos últimos anos, a conscientização sobre a importância de incorporar fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) nas estratégias de negócios aumentou significativamente. Mas o que exatamente significa ESG e por que é importante para os negócios?

Neste artigo, vamos discutir em mais detalhes cada um dos três pilares do ESG.

O que é ESG?

ESG é a sigla para “Environmental, Social and Governance” (Meio Ambiente, Social e Governança, em português ASG), que são os três pilares que compõem a abordagem de investimento responsável e sustentável.

Esses três pilares são importantes para o sucesso de qualquer organização, e o conceito de ESG é cada vez mais discutido e aplicado nos negócios. O ESG é uma tendência global que tende a se fortalecer cada vez mais, à medida que as preocupações com questões ambientais, sociais e de governança se tornam cada vez mais relevantes na sociedade e passa a ser critério para o mercado financeiro.

Quais os 3 pilares do ESG?

Pilar Ambiental

O pilar do meio ambiente do ESG está relacionado à forma como as empresas lidam com os recursos naturais e a questão das mudanças climáticas. Os investidores ESG avaliam como as empresas estão gerenciando suas emissões de gases de efeito estufa, a eficiência energética, o uso de recursos naturais renováveis e a poluição do ar e da água e como elas trabalham para reduzir seus impactos no meio ambiente.

Vantagens das empresas que adotam:

  • Redução de custos;
  • Melhoria da reputação;
  • Melhoria da relação com os stakeholders;
  • Contribuição para um mundo mais saudável e sustentável.

Pilar Social

Já o pilar social do ESG está relacionado à forma como as empresas lidam com as questões sociais e de justiça social. Os investidores ESG avaliam como as empresas estão lidando com a diversidade, inclusão, saúde e segurança dos trabalhadores, direitos humanos, responsabilidade social corporativa, entre outros temas.

Vantagens das empresas que adotam:

  • Melhoria da sua imagem perante a sociedade;
  • Aumento da satisfação e retenção dos funcionários;
  • Redução dos riscos de incidentes e passivos judiciais trabalhistas.

Pilar da Governança

Por fim, o pilar da governança do ESG está relacionado à forma como as empresas são gerenciadas, com foco na transparência, responsabilidade, ética e integridade. Os investidores ESG avaliam como as empresas estão gerenciando os conflitos de interesse, os riscos financeiros, a remuneração dos executivos, a estrutura de liderança e o cumprimento de acordos, padrões, leis e regulamentos (compliance).

Vantagens das empresas que adotam:

  • Melhoria da confiança dos investidores e do mercado financeiro;
  • Redução dos riscos de escândalos corporativos;
  • Aumento da eficiência e eficácia da gestão empresarial.

Por que o ESG é importante?

Existem várias razões pelas quais o ESG é importante para os negócios. Podemos destacar cinco principais delas:

1) Reputação

Empresas com boa reputação ESG têm maior probabilidade de atrair clientes, investidores e talentos importantes. Preocupações ambientais e questões sociais são cada vez mais importantes para consumidores e investidores, e as empresas que levam essas questões a sério estão bem posicionadas para o sucesso a longo prazo.

2) Riscos financeiros

Questões ambientais e sociais podem ter um impacto significativo nos resultados financeiros de uma empresa. Por exemplo, multas e penalidades por infrações ambientais ou questões de segurança do trabalho podem acarretar grandes custos e danos à imagem da empresa.

3) Inovação

A incorporação de fatores ESG pode levar a inovações em produtos, serviços e processos de negócios que podem levar a vantagens competitivas.

4) Responsabilidade Social Corporativa

As empresas desempenham um papel importante na sociedade como um todo. Incorporar fatores ESG em suas estratégias de negócios pode ajudar a promover a sustentabilidade ambiental e social.

5) Vantagens de Crédito/Empréstimos

Obter diferencial para tomada de crédito/ empréstimos e até financiamentos com taxas menores e negociações diferenciadas para as necessidades da organização, seja no mercado privado ou público.

Como as empresas podem incorporar ESG em suas estratégias de negócios?

As empresas devem incorporar o ESG na dinâmica do dia- a- dia, nos seus sistemas de gestão, estabelecendo cultura organizacional ESG.

Sua empresa já atende o ESG? A Target-Q oferece serviços de Consultoria, Auditoria e Treinamentos em diversos Sistemas de Gestão ( Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, Antissuborno e Anticorrupção, Compliance) desde 2011, e vem se estruturando para orientar o mercado a atender o Padrão ESG desde 2019.

Conte com a Target-Q para implementação do ESG nas estratégias de negócios, ajudando a sua empresa com a definição da materialidade organizacional, dos objetivos e metas, na identificação de selos nacionais e internacionais compatíveis com o negócio, no monitoramento do desempenho, na implementação de políticas e o engajamento dos stakeholders, na estruturação e elaboração do relatório de sustentabilidade, seja no padrão ESG ou GRI entre outras atividades deste contexto, contribuindo para tornar sua empresa reconhecida no atendimento aos padrões ESG.

Fale com um consultor.

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *