Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Como funciona a auditoria para certificação ISO (9001, 14001 e 45001)?

Para obter um melhor desempenho no mundo corporativo é necessário seguir as normas estabelecidas pelo setor, para que a empresa/negócio seja vista como modelo em seu ramo de atuação, sendo o caminho, a certificação em normas ISO.

Pensando nisso, a realização de auditorias é fundamental, pois empresas certificadas devem realizar auditorias. A certificação favorece o crescimento do negócio, pois além de mantê-lo competitivo, identificando falhas/desvios e otimizando processos, pode ajudar na gestão estratégica dos negócios, já que facilita a identificação de riscos e de pontos de melhoria.

Neste ponto de vista, se você quer que sua empresa seja valorizada, algumas das principais normas a serem certificadas são as normas ISO 9001, 14001 e 45001. Fique neste artigo e descubra o que são e como funcionam elas.

Auditoria

O processo de auditoria pode ser feito por um auditor interno ou externo. Vale lembrar que Auditoria é uma verificação para analisar o atendimento a algum critério (Normas, leias, requisitos etc). Seja uma auditoria Interna ou Externa (de organismo certificadores), o planejamento prévio é essencial para que você alinhe procedimentos e rotinas para resultados mais reais críveis. Alguns dos passos são:

  • Identificar especialistas nos temas que a organização tenha interesse em auditar;
  • Buscar profissional capacitado/ competente para realizar a auditoria;
  • Planejar a auditoria de maneira que toda a equipe esteja disponível e emprenhada em vivenciar esta experiência;
  • Comunicar os resultados e engajar a equipe para trabalhar em função dos resultados da Auditoria; .
  • Providenciar ações para corrigir os desvios/ as não conformidades identificadas no processo de auditoria.

Veja algumas das 3 principais certificações ISO e entenda porque é fundamental o seu negócio ser certificado nelas:

ISO 9001

A ISO 9001 é um sistema de gestão projetado para garantir a otimização de processos, maior flexibilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais eficiente para satisfazer os clientes, melhorar a gestão da empresa e alcançar o sucesso contínuo.

Serve como uma ferramenta que ajuda os gestores a identificar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Adicionalmente, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo o crescimento do negócio mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

A ISO 9001 é conhecida como a mãe de todas a normas. É a base fundamental para qualidade, não se limitando ao produto, pois ela foca no negócio, na melhoria dos processos e na satisfação dos clientes.

Os benefícios são muitos, dentre eles, entregar diferencial à empresa certificada, com relação ao seus concorrentes, facilita a organização a identificar e avaliar riscos que impactam negativamente o negócio ou a identificar oportunidades que impactem positivamente no negócio, reagir em função dos resultados, trabalhar pela melhoria continua. São muitos os benefícios, e não se pode esquecer da redução de custos, e até mesmo a elevação de lucros.

ISO 14001

A ISO 14001 tornou-se o padrão internacional para projetar e implementar um sistema de gestão ambiental. As organizações devem se preocupar em como suas ações podem impactar negativamente o ambiente em que atuam, a sociedade em geral, mas o pensamento vai além disso.

Com base nesse pensamento ambiental, as indústrias devem planejar adequadamente essas ações visando prevenir e controlar impactos ambientais significativos, gerenciar riscos de forma eficaz e melhorar o desempenho ambiental e a produtividade.

Um dos maiores benefícios da implementação é ganhar aceitação entre as empresas/ clientes e parceiros que se preocupam profundamente em reduzir sua pegada ambiental. Entre outros benefícios, isso leva a um melhor relacionamento com stakeholders (clientes, público e comunidade ao redor da organização).

  • Atender aos requisitos regulamentares e outros requisitos de conformidade;
  • Reduzir a pegada ambiental negativa da organização;
  • Inovar em produtos/ serviços que reduzam impacto ambiental;
  • Avançar para a sustentabilidade ambiental;

ISO 45001

A ISO 45001 tem o objetivo de melhorar significativamente o ambiente de trabalho para evitar problemas de saúde ao trabalhador e sua segurança, na atividade laboral. Isso significa investir em estrutura, em processos, em pessoas, estipulando medidas de proteção ao trabalhador.

De acordo com estatísticas de 2017 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2,78 milhões de acidentes fatais ocorrem a cada ano na atividade laboral.

A OMS e a OIT publicaram o relatório mundial de monitorização dos acidentes e das doenças profissionais ou relacionadas com o trabalho, com a avaliação global comparativa riscos e o peso das doenças relacionadas com o trabalho.

O relatório Joint Estimates of the Work-related Burden of Disease and Injury, 2000-2016: Global Monitoring Report , estima que as doenças e acidentes relacionados com o trabalho foram responsáveis pela morte de 1,9 milhões de pessoas em 2016. Tendo sido maioria das mortes relacionadas com o trabalho originada por doenças respiratórias e cardiovasculares.

Conhecer esses dados é importante para ajudar as organizações a moldar políticas e práticas para criar locais de trabalho mais saudáveis e seguros.

Portanto, a adesão a esse padrão é fundamental para a visão das partes interessadas da empresa que acreditam que empresas preocupadas com seus trabalhadores são a única opção para escolha de produtos e serviços.

Os benefícios que as organizações obtêm com a implementação desse sistema de gestão incluem:

  • Atender aos requisitos regulamentares e outros requisitos de conformidade;
  • Melhorar o desempenho de forma estruturada;
  • Implementar um sistema de gestão que sistematiza a identificação de riscos e oportunidades;
  • Melhorar os processos para identificação de Perigos e Riscos ocupacionais;

A Target-Q leva em média 08 a 12 meses para implementar normas de gestão ISO, em uma organização de médio a grande porte. No final, o tempo de implementação depende muito do tamanho da empresa, do nível de envolvimento da administração, da disponibilidade dos recursos humanos e estruturais disponíveis para o esforço.

Cumprir com todas as normas internacionais referentes à sua atividade na empresa é fundamental para o crescimento e competitividade nos negócios. Com a Target-Q fica fácil certificar sua empresa, temos um time especializado em estruturar seu sistema de gestão, treinar sua equipe e realizar auditorias internas, visando a auditoria de certificação.

Certifique sua empresa nas normas de gestão. Acesse o link para conferir mais sobre o nosso trabalho aqui na Target-Q e alcançar a certificação ISO.

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *