Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

O que faz um auditor de qualidade em uma organização?

Tenho certeza que você já ouviu falar muito em auditores e auditoras, especialmente em grandes empresas. Mas, você sabe qual o papel de um auditor dentro de uma organização?

No post de hoje vamos esclarecer bem o papel do auditor. Boa leitura!

O papel do Auditor é avaliar se os sistemas de gestão e/ou controles internos das organizações estão aderentes aos padrões, sejam eles normativos (ex: ISO 9001), do produto ou dos processos. Um auditor de Qualidade está focado em avaliar os padrões relativos à Qualidade.

O papel de um auditor de qualidade é vital para auxiliar as organizações a garantir a eficiência e a conformidade aos padrões requeridos pelas normas, pelos clientes, pelos órgãos regulamentadores etc. Eles trabalham para identificar desvios, pontos fracos e fornecer recomendações para melhorias.

Em geral, são responsáveis por treinar os funcionários sobre as práticas e processos de qualidade e por conduzir investigações de problemas, queixas/reclamações de clientes, com intuito de auxiliar a organização e demais membros da equipe a identificar as causas dos problemas e então solucioná-los. Isso ajuda a garantir a satisfação dos clientes e a preservar a reputação da empresa.

A função de um auditor de qualidade começa com a realização de auditorias internas, que são avaliações sistêmicas, mas também envolve verificações pontuais de produtos e processos. Eles avaliam áreas da empresa como produção, operações, vendas, compras, recursos humanos e outras, para ajudar a garantir que tudo esteja de acordo com os padrões de qualidade. Ao identificar pontos fracos e/ou desvios nos processos, cabe ao auditor, registrar os achados e fornecer recomendações para melhorias, ajudando a empresa a se tornar mais eficiente e a garantir a qualidade dos produtos e serviços.

Por fim, os auditores de qualidade verificam a conformidade com regulamentos e até leis relativas à qualidade de produto/serviços. Eles trabalham para que as organizações estejam em conformidade com as regulamentações e leis aplicáveis, protegendo a empresa de riscos potenciais.

Para ser bem-sucedido como auditor de qualidade, é importante ter habilidades analíticas sólidas e conhecimento sobre normas, padrões de qualidade e requisitos de clientes, quando aplicável. É importante adquirir mais e mais experiência, através da prática em ser capaz de trabalhar de forma independente e com imparcialidade.

Em resumo, o papel de um auditor de qualidade é crucial para auxiliar as organizações a garantir sua eficiência e eficácia, bem como a conformidade de seus produtos e processos, contribuindo para que elas melhorem continuamente.

Quer se tornar um auditor de qualidade? Nós podemos te auxiliar nesta jornada!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *