Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Treinamentos: O que dizem as normas de gestão sobre a necessidade de treinamentos

A certificações em Sistemas de Gestão (ISO, IATF) são cada vez mais requeridas, quase que obrigatórias, para as organizações que querem possuir um diferencial no seu mercado de atuação e tem requisito específico que envolve Treinamentos.

Obviamente. treinamentos não são o único tema a normas de gestão, mas este é o foco deste texto.
Todas as normas de Sistemas de Gestão possuem um requisito chamado Competência. Uma das formas de demonstrar o atendimento ao requisito competência é o treinamento dos colaboradores.
Fique até o final desse artigo e descubra o que diz as normas de gestão sobre a necessidade de treinamentos. Boa leitura!

O treinamento e as normas de Sistemas de Gestão

É preciso garantir e comprovar a competência dos seus colaboradores, um dos requisitos fundamentais para assegurar a certificação/ manutenção de um sistema de gestão. Para que se execute uma atividade é preciso garantir que o colaborador esteja competente, ou no mínimo, em desenvolvimento para alcançar a competência.


Para estabelecer cultura organizacional de atendimento a padrões, sejam eles de gestão ou técnicos a educação que o profissional já possui das suas experiências prévias podem não ser o suficiente para cumprir o que é demandado pela norma/padrão, considerando a realidade, a maturidade da organização na realização de seus processos organizacionais. Fora isto, uma organização deve melhorar continuamente, corrigir seus problemas. Para todas essas situações. elevar as competências dos profissionais é o único caminho.


É por isso que os programas de treinamento são tão importantes na hora de mudar a cultura organizacional, seja ela em prol de alinhar os colaboradores com o momento atual da organização (seus métodos, padrões, regras, rotinas), seja por ação no intuito de melhorar ou corrigir problemas, seja por imposição legal ou de cliente, na dinâmica do dia – a- dia ou devido a necessidade de se obter ou manter uma certificação. As pessoas precisam estar competentes para realizar suas atividades e o treinamento é parte deste requisito!


O treinamento pode ser desenvolvido pela própria empresa. Seu objetivo é poder proporcionar capacitação adequada para os padrões necessários. Registros que comprovem a aplicação destes treinamentos devem ser mantidos (certificados, lista de presença, avaliações pós treinamentos etc).


Caso os treinamentos tenham sido feitos por instituições externas, o certificado fornecido por elas pode ser suficiente para a documentação comprobatória.


Importante ressaltar que após os treinamentos realizados, é necessário avaliar se eles foram realmente eficazes!
Sua organização já fez um levantamento de necessidades de treinamentos para garantir a competência de seus funcionários? A Target-Q realiza diversos treinamentos, presenciais e também EAD – online gravados, podendo contribuir significativamente com sua organização na busca do atendimento à este requisito. Consulte-nos!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Saiba mais sobre a Target-Q. Obrigado pela leitura.

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *