Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Conheça as 03 principais certificações ISO e suas especificações

A normatização de sistemas de gestão é fundamental para o mercado. Empresas certificadas tendem a ser mais competitivas e entregar diferencial.

A estruturação de sistemas de gestão nos padrões ISO nas empresas públicas e privadas só vai trazer benefícios em diversos campos para a organização. Sistemas serão aprimorados, processos maximizados, a marca se tornará mais reconhecida e o diferencial de qualidade no que as empresas entregam se tornará mais efetivo.

Pensando em ajudar você a entender mais sobre as certificações ISO, o pessoal da Target-Q elaborou um material muito interessante. Fique com o artigo sobre as 3 principais certificações ISO e suas especificações.

Boa leitura!

1. ISO 9000

Não teria como não começar pela ISO 9000. Essa série de normas é a mais conhecida e utilizada no mundo todo. Seu foco está direcionado ao Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) empresarial. Sua estrutura é definida com base no anexo SL, que estabelece e determina estrutura das normas, seus requisitos macro.

Esse conjunto de normas busca oferecer maneiras pelas quais uma empresa pode instalar e adaptar técnicas para melhorar os processos com foco na satisfação do cliente.

A ISO 9000 altera a cultura e administração de uma organização, para que a qualidade dos produtos e serviços seja aprimorada.

Dentro da ISO 9000 encontramos as seguintes normas irmãs:

  • ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade. É a norma certificadora.
  • ISO 9004 – Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para melhorias de desempenho.
  • ISO 19011 – Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão.

2. ISO 14000

A ISO 14000, como outras normas, segue a base do anexo SL, que determina a estrutura das normas, seus requisitos, mas seu direcionamento é diferente da ISO 9001, pois porque seu foco é o Meio Ambiente. Esse conjunto de normas estabelece diretrizes para ajudar a assegurar a boa instauração do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas.

A prevenção de problemas ambientais que podem afetar a sociedade e a economia é o cerne dessa norma. A identificação dos impactos ambientais, a melhoria contínua dos processos, preocupação com a sustentabilidade e comprometimento com a legislação ambiental do país no qual a empresa está inserida são as questões tratadas dentro da ISO 14001.

Dentro do conjunto da família ISO 14000 é possível encontrar as seguintes normas:

ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental. É a norma de certificação.
ISO 14004: Sistemas de gestão ambiental — Diretrizes gerais sobre implementação de um Sistema de Gestão.
ISO 14010: Diretrizes para Auditorias ambientais;
ISO 14031: Avaliação de Desempenho Ambiental;
ISO 14020: Rotulagem Ambiental;
ISO 14040: Análise do Ciclo de Vida.
ISO 19011 – Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão.

3. ISO 45001

A ISO 45001, como outras normas, segue a base do anexo SL, que determina a estrutura das normas. Seu direcionamento é diferente, seu foco é a Saúde e Segurança Ocupacional. Esta norma ainda não tem um conjunto, ou como também dizemos, uma família de normas, pois é uma norma recente, de 2018.

Esta norma tem como base uma norma técnica reconhecida mundialmente, a OHSAS 18001, que não é uma norma da família ISO, que foi substituída pela ISO 45001.

A prevenção de problemas relativos a saúde e a segurança dos trabalhadores é o cerne dessa norma. A identificação dos perigos e riscos dos processos, a preocupação com o atendimento a legislação e comprometimento com a melhoria contínua são as questões primárias tratadas dentro da ISO 45001.

ISO 19011 – Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão é também a norma utilizada para estruturar o processo de auditorias em empresas certificas ISO 45001.

A utilização de normas ISO dentro da sua empresa não vai só melhorar o desempenho e qualidade dos processos e serviços, também vai garantir reconhecimento no mercado a partir das certificações.

Não deixe essa oportunidade passar e conheça mais sobre as normas de qualidade e segurança empresariais. Acesse o link para conferir mais sobre o nosso trabalho aqui na Target-Q!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *