Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

ISO 9001: O que é e quem pode se tornar um auditor interno dessa norma?

A preocupação com a criação e melhora dos sistemas de gestão de qualidade corporativos de acordo com as normas internacionais vem se tornando cada vez maior. Poder contar com diversas certificações e até mesmo seguir as recomendações das normas entrega valor às empresas.

E, dentre as diversas normas ISO disponíveis, existe uma que talvez seja a mais conhecida nos diversos setores cobertos por normas, a famosa ISO 9001:2015 – Gestão da Qualidade.

A ISO é uma organização internacional que possui como objetivo a padronização de padrões em forma de normas, para que todas as organizações possam fazer uso e melhorar seus processos de realização, sejam elas de produtos ou serviços.

A ISO 9001 é uma norma possível para todas as organizações, de qualquer tamanho e segmento. Ela, se for bem aplicada pode ser um grande passo para a valorização da qualidade nas organizações. Em toda norma de Gestão ISO é requerido o processo de Auditoria, devendo este ser executado por Auditor competente.

Fique com a gente até o final e aprenda mais sobre a ISO 9001 e veja quem pode se tornar um auditor interno dessa norma. Boa leitura!

A ISO 9001:2015

Indo direto ao assunto, a ISO 9001 é provavelmente, a norma mais conhecida e utilizada pelas empresas. Sua relevância e grande abrangência a fazem indispensável para qualquer organização que pensa em ter um sistema de gestão de qualidade funcional e certificado.

A ISO 9001 funciona como um código de conduta para o setor de qualidade. Suas normas indicam quais os caminhos a serem tomados e se a empresa lidar com a padronização do seu sistema de gestão de qualidade de forma satisfatória, ela recebe a certificação ISO 9001, que comprova todo o trabalho feito para aprimorar os processos de funcionamento corporativos.

O conjunto de normas da ISO 9001 procura criar um guia com soluções gerais de como atender aos requisitos dos clientes, da empresa, da sociedade e outros, dentro do campo da produção e entrega dos produtos/serviços.

Seu objetivo é ajudar qualquer organização a melhorar a capacidade de eficiência e qualidade na produção e entrega dos seus produtos e/ou serviços.

Quem pode se tornar um auditor interno ISO 9001

Qualquer pessoa pode se tornar um Auditor Interno, independente da área que trabalha.  Apenas aconselhamos que tenha conhecimento na norma ISO 9001 para saber como aplicá-la ao processo de auditoria. Os cursos são recomendados para todas as pessoas que estão ou planejam se envolver no nível de gestão da organização, atuando do planejamento à melhorias.

Nos cursos da Target-Q damos ênfase a parte da Interpretação da norma e então desenvolvemos o profissional nos aspectos relativos à auditoria.

Um auditor interno ISO 9001 tem a função de realizar Auditorias, o que envolve o planejamento, e realização da auditoria, seu relatório e follow up das ações provenientes da auditoria.

Você pode se tornar um auditor e oferecer um diferencial para as organizações que já são certificadas ou estão buscando a certificação, mas também para fazer trabalhos terceirizados para outras empresas. Se você tem interesse em se tornar um auditor interno e trabalhar com a gestão de qualidade empresarial, conte conosco da Target-Q.

Nós criamos nosso próprio curso sobre auditoria interna ISO 9001, transferindo todo conhecimento teórico e nosso conhecimento prático, e pode ter certeza que ele vai mudar sua carreira profissional! Acesse o link e conheça mais sobre nosso curso mais desejado do mercado!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *