Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

ISO 9001: Como obter a certificação?

A busca pelo padrão de qualidade nos processos e produtos da organização é constante para todas as organizações. A norma focada em apoiar as organizações a melhorar neste aspecto é a ISO 9001 – Gestão da Qualidade.

Pensando em você, que pensa em implementar um bom Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), nós iremos falar hoje sobre a ISO 9001 e como obter a certificação dessa norma. Boa leitura!

A ISO 9001

A ISO 9001, assim como todas as normas ISO, é um conjunto de boas práticas de mercado, já vivenciadas por grandes corporações e transformadas em uma orientação padrão global (norma ISO) para que seja aplicada por qualquer empresa de qualquer seguimento e tamanho. em qualquer lugar do mundo.

Normas de Gestão padrão ISO, são certificáveis por organismos certificadores (de terceira parte), ou seja, conferem um certificado à organização que busca demonstrar que cumpre os requisitos da norma.

Como dito, a ISO 9001 é para qualquer organização, não importando seu tamanho ou tipo de negócio. Hoje em dia, pequenas e microempresas também estão buscando certificar sua gestão através no padrão ISO 9001, com intuito de melhorar suas práticas, obter diferencial no mercado e até maiores lucros.

Com as diversas plataformas de conhecimento e consultorias especializadas, melhorar seus processos de gestão ficou muito mais acessível, até para micro e pequenas empresas.

Conhecer melhor seus processos, além de otimizar a qualidade dos produtos, minimizar as perdas e melhorar continuamente são etapas essenciais para qualquer Sistema de Gestão de Qualidade.

Para ter um melhor desempenho na estruturação, implementação e até mesmo na manutenção de um Sistema de Gestão de Qualidade, contar com uma consultoria especializada pode ser a melhor opção, reduzindo assim o esforço em ações não prioritárias e até mesmo custos, devido análise inadequada de riscos e necessidades.

A Target-Q

Mesmo que sua intenção seja só conseguir a certificação de uma norma ISO, a sua empresa não deveria se contentar apenas com isso. Um projeto de consultoria que leva em conta as estratégias personalizadas para melhorar o seu Sistema de Gestão de Qualidade, tem que ser o foco, e não um projeto genérico só vendido para uma norma específica.

Dentro do Escopo de nossa consultoria para empresas interessadas em certificar sua gestão com o padrão ISO 9001, nós da Target-Q ofertamos os treinamentos de Interpretação da Norma, a formação de Auditor Interno, a Auditoria Interna do Sistema de Gestão e a elaboração de padrões que respeitem as práticas da organização, conduzindo-a para outro patamar, ao atender os requisitos da norma.

Não vendemos documentos/padrões para serem implantados nas organizações que contratam nossos serviços! Nós entregamos valor!

A própria norma ISO ressalta a necessidade de a organização definir os seus padrões, seus processos, conforme sua realidade e maturidade e isso é mais importante para nós da Target-Q, do que vender documentos genéricos, copiados de outras organizações.

Com a contratação de uma consultoria que auxilia as organizações a definir seu melhor padrão (práticas e documentos) para estabelecer seu sistema de gestão, após alcançar o objetivo (a certificação), acaba que a manutenção da certificação se torna leve, e a organização, a qual estabeleceu os seus padrões, consegue seguir com seu sistema de gestão, sem se tornar refém de consultorias.

A realidade é que certificar é fácil, a questão é ter um sistema que agregue valor à organização e que seja, além de eficaz, eficiente. Ou seja , completo e passível de ser melhorado continuamente!

Importante ressaltar que ter papéis que “atendem” os requisitos da norma não necessariamente significa ter um sistema de gestão. As normas impões como requisito, a Melhoria Contínua do sistema de gestão, e sendo algo “copiado de outra empresa”, simplesmente formulários e procedimentos, não é possível demonstrar melhoria.

O que propomos é verdadeiramente estabelecer um Sistema de Gestão, que atenda aos requisitos ISO, mas também aos propósitos da organização, podendo este ser facilmente estendido para outros sistemas de gestão, como ISO 14001, ISO 45001 etc.

Após a estruturarmos seu sistema de gestão, treinarmos sua equipe e realizarmos a sua auditoria interna, é só chamar o organismo certificador contratado para realizar a auditoria de certificação. Com a Target-Q fica fácil certificar sua organização!

Para mais informações sobre os nossos serviços, incluindo a estruturação do seu sistema de gestão para obter a certificação ISO 9001, acesse o link e conheça mais sobre a Target-Q!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *