Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

RELATO DOS DIREITOS HUMANOS COM AS NORMAS E PADRÕES GRI -Target-Q

Direitos humanos e GRI, entenda a conexão entre os dois assuntos

O GRI que é uma ferramenta já consolidada e muito utilizada, primeiramente por grandes corporações de capital aberto (listadas nas bolsas de valores) e tem total alinhamento com os direitos humanos , porém nenhum deles está limitado a grandes corporações de capital aberto. GRI e Direitos Humanos é algo para toda e qualquer organização que se coloca Sustentável.

Uma empresa Sustentável age AGORA para garantir que as futuras gerações possam desfrutar de todos os recursos naturais do planeta, agregando assim valor à toda sociedade, e é neste ponto que ressaltamos as questões relativas ao respeito aos Direitos Humanos.

Mas se você ainda não tem tanto conhecimento sobre o assunto ou não sabe a relação do tema com os direitos humanos, vamos ajudá-lo a melhorar o entendimento para contribuir e agregar valor à sua organização.

O que é GRI?

Antes de falarmos sobre o assunto central de hoje, é preciso dar uma contextualizada para quem não é tão familiarizado com esse mundo.

GRI são normas/padrões que estabelecem uma estrutura, uma sistemática para elaboração de relatórios de sustentabilidade, que muitas empresas, governo e instituições usam para divulgar e deixar transparente o impacto das ações e negócios dentro da visão sustentável no geral.

A organização que elaborou esse método também leva o nome de GRI (Global Reporting Initiative) e o seu objetivo é auxiliar instituições e empresas a entenderem a importância do desenvolvimento sustentável e de sua devida comunicação com agentes externos.

Em geral é considerado um método, uma ferramenta que orienta um passo-a-passo para divulgar o impacto das ações empresariais, sejam eles positivos e/ou negativos, que devem constar em um transparente relatório que deve ser amplamente divulgado de maneira sistêmica, em geral, anualmente. Seu serve como um mecanismo de estratégia de gestão focada em indicadores econômicos e socioambientais.

As sugestões e direcionamentos do GRI são benéficas e aplicáveis a qualquer tipo de companhia e organização, sejam pequenas, grandes, nacionais, internacionais e também independem do seu segmento. Essas diretrizes fornecem dados e informações primordiais para a criação de seus relatórios de sustentabilidade.

Toda empresa que opta por escolher seguir as diretrizes do modelo GRI, adota uma prática de transparência com o mercado. O relato dos impactos negativos e positivos sobre a sociedade, economia e meio ambiente, além de seus compromissos, fazem com que a empresa se estabeleça como uma marca preocupada com essas demandas modernas.

Relação entre o GRI e os Direitos Humanos

Como já foi dito acima, o GRI é uma ferramenta para criar estratégias de gestão empresarial focadas em indicadores econômicos e socioambientais.

A preocupação e trabalho da empresa para influenciar de forma positiva a sustentabilidade corporativa e a sociedade por meio do reporte feito nos relatórios GRI pode trazer diversos benefícios não somente a essa mesma organização, como também a sociedade.

A transparência e preocupação da empresa com temas fundamentais para a melhora da sociedade só fará com que a marca se estabeleça no mercado como exemplo a ser seguido.
E ao pensar em alguns desses indicadores socioambientais, os direitos humanos surgem a cabeça como um dos principais.

O Relato Dos Direitos Humanos com as Normas e Padrões GRI é uma das maneiras de para contribuir de forma positiva com a sociedade e melhorar o reconhecimento da sua marca como interessada em querer participar do debate sobre o assunto.

As normas GRI proporcionam diversas opções para que as organizações consigam reportar os impactos nos direitos humanos e saibam como administrá-los, incluindo processos de devida diligência (due diligence), em toda a sua cadeia de fornecimento.

O reporte de Direitos Humanos por meio de relatórios GRI auxiliam organizações, instituições com e sem fins lucrativos a ficarem conscientes, além de compreenderem os impactos de suas escolhas, atividades e relações, sobre os direitos humanos.

Isto demonstra à sociedade todo o seu comprometimento em agregar valor à sociedade, trabalhando para elevar resultados positivos, que demonstrem respeito e reduzir impactos negativos, para além de lucrar com a comercialização de seus produtos e serviços.

O reporte de relatórios de sustentabilidade é utilizado por grandes investidores para avaliar organizações, concluir sobre suas ações e decidir direcionar ou não recursos/ investimentos para estas organizações.

Fazer uso de padrões como GRI e utilizar a mesma estrutura do relatório para agregar dados de impactos sobre Direitos Humanos, chamará a atenção dos investidores, da sociedade, e dará diferencial às organizações, tanto no mercado nacional quanto internacional.

Já imaginou saber que sua organização é considerada relevante e diferenciada por diversos personagens na sociedade? Será que isto a colocaria em patamar diferente de seus concorrentes? Será que ela não seria a primeira opção para receber investimentos?

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *