Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Sistemas de Gestão ISO 14001

Se preocupar com a sustentabilidade e/ou com o atendimento ao padrão ESG e ter um Sistema de Gestão Ambiental é necessário para qualquer empresa nos tempos atuais.

Adotar as melhores práticas de gestão ambiental e seguir as normas de referência em gestão só irão trazer benefícios a sua empresa, sejam eles econômicos ou reconhecimento de marca, como empresa comprometida com o futuro das próximas gerações.

Sem dúvida, não só o planeta irá se favorecer com a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental, mas também sua empresa.

O reconhecimento da marca virá em função da qualidade do produto ofertado, o qual foi desenvolvido e produzido através de práticas que não agridem o meio ambiente, que reduzem o impacto ambiental da sua organização, o que significa que a organização está pensando também nas pessoas, pois são elas as maiores beneficiadas por um meio ambiente íntegro e preservado.

Em segundo, seguir os requisitos das normas de gestão ambiental podem fazer da sua empresa uma marca reconhecida no mercado pelas boas práticas ambientais, o que hoje valoriza ainda mais as ações do negócio na bolsa de valores. Quando se fala em bolsa de valores, estamos falando do ESG, o qual hoje é um requisito fundamental para atrair investimentos.

O desenvolvimento de melhores práticas ambientais, social e empresarial de qualquer negócio é de interesse de investidores e bancos em geral. Por isso, hoje, falaremos sobre a norma ISO 14001 como diferencial de um bom Sistema de Gestão Ambiental.

A ISO 14001

A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma que especifica os requisitos de um bom Sistema de Gestão Ambiental. O atendimento a este padrão permite que uma organização crie uma estrutura para a proteção do meio ambiente, dê resposta às mudanças das questões que envolvem as condições ambientais e também para o desenvolvimento sustentável e estratégico da empresa.

A ISO 14001, se usada estrategicamente, é uma poderosa ferramenta para aplicação de boas práticas de sustentabilidade, no pilar ambiental, essencial para o aspecto econômico da empresa com redução de custos, estimulando a inovação em seus produtos, desenvolvendo as pessoas, atraindo os olhares de diversas partes interessadas (stakeholders), mas também para a valorização da marca dentro do seu nicho específico e na bolsa de valores.

A busca pela certificação da ISO 14001 é ideal para as organizações que procuram começar um Sistema de Gestão Ambiental ou até melhorá-lo, se certificar de que suas políticas ambientais praticadas estejam sendo feitas de forma correta ou para mostrar a clientes e organizações que a empresa está de acordo com práticas sustentáveis e de proteção ao meio ambiente.

A norma é uma ferramenta que foi criada para ajudar as empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas de gestão cotidianas. A norma no geral é baseada em planejar ações para atingir melhor desempenho ambiental, através de políticas, compromissos e metas que traduzam sustentabilidade, do ponto de vista ambiental.

Envolve também, executar as ações planejadas, avaliar o resultado das ações tomadas pela empresa e agir para a melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão ambiental da organização.

Mudanças e atualizações da norma

A versão atual da norma ISO 14001 foi publicada no ano de 2015.

Essa atualização trouxe novidades e essas novidades estão tornando as organizações e seus sistemas de gestão ambientais mais modernos e efetivos, pois seu propósito é inserir na estratégia da organização, a valorização do meio ambiente.

A primeira mudança da norma foi a sua estrutura. A ISO 14001 foi criada a partir de uma Estrutura de Alto Nível, responsável por visar uma maior compatibilidade com outras normas de gestão, fato que transforma essa norma em algo mais fácil de se combinar com outras e assim seja mais coeso o trabalho de gestão corporativa.

As outras mudanças foram estabelecidas nos campos de: Direcionamento estratégico, Planejamento de ações para redução de riscos ambientais, liderança para conduzir à um melhor resultado, busca pelo desempenho ambiental, sem perder a visão do negócio, valorizando a proteção do meio ambiente.

Todas as mudanças focadas em desenvolver e cobrir de forma mais ampla os processos de gestão da organização, tratando das questões ambientais, as quais ela impacta ou poderá impactar.

Requisitos para cumprir a norma ISO 14001

Requisitos básicos da norma

A organização que se compromete com o padrão normativo deve atender seus requisitos, e seu maior compromisso é o de sempre melhorar continuamente o sistema de gestão ambiental se comprometendo com a proteção ao meio ambiente e a redução de seus impactos ambientais.

A organização define quais as melhores práticas e ferramentas fará uso na sua estrutura de gestão ambiental, a qual deverá ser documentada e evidenciada.

A norma exige que a organização identifique, cumpra e monitore todos os requisitos legais pertinentes a sua atividade, com relação ao meio ambiente, para que todas as leis ambientais sejam cumpridas de forma integral.

Política ambiental

A questão ambiental deve fazer parte da a estratégia do negócio. Sendo assim, ela tem de ser adequada a natureza e sua escala dos impactos ambientais gerados pela organização. A política ambiental é um compromisso público que deve ser assumido pela organização.

Essa política tem que ser feita a partir do compromisso com a melhoria contínua, diminuição da poluição, proteção ao meio ambiente e atendimento as leis ambientais.

Funcionamento do Sistema de Gestão Ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental deve ser muito bem planejado para funcionar com o máximo de impacto.

A definição do planejamento de ações, considerando redução de impacto ambiental, o que envolve diminuição do uso de recursos naturais e diminuição da poluição requer clareza e transparência em todos os níveis e funções dentro da organização, possibilitando que os colaboradores contribuam com as estratégias ambientais definidas pela organização e que estes contribuam com a melhoria contínua do seu sistema de gestão ambiental.

Planejamento

O sistema de gestão envolve planejamento de ações, corretivas e preventivas (riscos e oportunidades), e padronização de rotinas que geralmente são traduzidas em procedimentos e outras informações documentadas.

Para dar início ao planejamento de ações é necessário identificar os requisitos legais pertinentes à organização, identificar seus aspectos e impactos ambientais, definir rotinas, objetivos e metas para alcançar.

Monitoramento das ações

O monitoramento das ações envolve o atendimento aos requisitos legais, o acompanhamento junto aos órgãos ambientais competentes, além do daqueles objetivos e metas definidos pela própria organização, bem como daquelas ações julgadas pertinentes para mitigar impactos ambientais e/ou preveni-los, também conhecidas como ações de riscos e oportunidades.

Se preocupar com o meio ambiente e a sustentabilidade não é mais uma coisa que pode ou não ser feita pelas empresas, hoje isso é fundamental e deve fazer parte da estratégia de qualquer negócio!

Se você procura ajuda para melhorar suas estratégias Ambientais e também o padrão ESG fique à vontade para acompanhar o conteúdo do nosso blog ou entre em contato com a Target-Q para te ajudar com o seu planejamento estratégico!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *