Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Gestão de Qualidade Automotiva IATF 16949:2016

As organizações estão exigindo dos profissionais que atuam na Gestão de Qualidade Automotiva cada vez mais conhecimento específico, ou seja, passando a exigir muito mais dos profissionais que atuam na área da qualidade automotiva,

O papel deste profissional que atua no processo de Gestão da Qualidade Automotiva é de suma importância para ter um sistema de gestão da qualidade atuante e eficiente.

Entre os conhecimentos específicos estão as Ferramentas da Qualidade Automotiva denominadas Core Tools. São aspectos fundamentais para o Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva IATF 16949:2016.

IATF 16949 – Gestão da Qualidade para a Indústria Automotiva

A norma foi desenvolvida por membros da International Automotive Task Force (IATF) e submetida à International Organization for Standardization (ISO) para aprovação e publicação.

A IATF 16946 é uma norma suplementar a ISO 9001 e nos padrões internacionais de qualidade automotiva e pode ser facilmente integrada a outros padrões de sistema de gestão.

A ISO 9001 se concentra na satisfação do cliente, enquanto a IATF 16949 se concentra em atender aos requisitos específicos do cliente para melhoria contínua, prevenção de defeitos e redução de mudanças e desperdícios na cadeia de suprimentos.

Ele suporta um processo contínuo para ajudá-lo a identificar, relatar e melhorar áreas de seus sistemas de gerenciamento e processos de negócios relacionados.

O que são Core Tools?

Os Core Tools, denominados Ferramentas Essenciais da Qualidade Automotiva, podem ser utilizados em outros Sistema de Gestão, pois são alinhadas à especificação técnica e material essencial para assegurar que os requisitos do cliente são atendidos, que a prevenção é estabelecida e a variação é reduzida.

Estas ferramentas são essenciais na manufatura de produtos automotivos, fundamentada em métodos e técnicas básicas da qualidade.

Fica claro que o profissional que pretende atuar no segmento como Analista, Engenheiro, Auditor interno ou de fornecedores, deve ter conhecimento sobre os Core Tools.

Como auditor ,por exemplo, caso não tenha a competência, sua auditoria ficará comprometida, pois este profissional não poderá auditar todos os processos do Sistema de Gestão de Qualidade Automotiva.

As Core Tools são denominadas ferramentas técnicas, ou metodologias, que são entendidas como Ferramentas Essenciais para o Sistema de Gestão de Qualidade Automotiva, que também são conhecidas como 5-Pack, blue books.

Estas ferramentas são citadas na Norma IATF 16949:2016 Gestão da Qualidade Automotiva.

Os manuais estão divididos em 5 pacotes ou assuntos, como descrito abaixo:

🔹 PPAP (Processo de Aprovação de Peça de Produção).
🔹 APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Plano de Controle);
🔹 FMEA (Análise de Modo e Efeito de Falha Potencial);
🔹 MSA (Análise dos Sistemas de Medição);
🔹 CEP (Controle Estatístico de Processo);

A equipe da Target-Q possui larga experiência no segmento automotivo, seja na estruturação do sistema de gestão, seja em consultorias ou treinamentos, relativos à norma IATF-16949:2016 em diversas empresas.

Para saber mais sobre Sistemas de Gestão de Qualidade, acompanhe o nosso Blog!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *