Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Você ainda tem dúvidas sobre ESG para sua empresa?

Nos últimos anos, houveram muitas mudanças relacionadas a formas com as quais nos relacionamos uns com os outros e com o mundo. Em resposta a isso, tanto o mercado investidor tem demonstrado interesse em colocar o seu dinheiro onde estão os seus valores.

Como resultado, corretoras e empresas de fundos mútuos começaram a oferecer fundos negociados em bolsa (ETFs) e outros produtos financeiros que seguem os critérios ESG.

No post de hoje vamos falar sobre quais pontos precisam de adequação e como os investidores irão avaliar o ESG da sua empresa.

Importante ressaltar que o ESG é sobre práticas, ações que demonstram a busca pelo propósito da organização e não se limita a políticas que não se praticam!

Boa leitura!

Tipos de Critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG)

Há três partes principais no investimento em ESG: os aspectos ambientais, sociais e de governança.

  • Ambiental

Os critérios ambientais podem incluir o uso de energia de uma empresa, resíduos, poluição, conservação de recursos naturais e tratamento de animais, inovação.

Os critérios também podem ajudar a avaliar quaisquer riscos ambientais que uma empresa possa enfrentar e como a empresa está gerenciando esses riscos.

Por exemplo, pode haver questões relacionadas à propriedade de terras contaminadas, ao descarte de resíduos perigosos, ao gerenciamento de emissões tóxicas ou à conformidade com as regulamentações e legislações ambientais.

  • Social

Os critérios sociais olham para as relações comerciais da empresa e também com a sociedade em geral. Ela trabalha com fornecedores que mantêm os mesmos valores que afirma ter?

A empresa doa um percentual de seus lucros para a comunidade local ou incentiva os funcionários a realizar trabalhos voluntários lá? As condições de trabalho da empresa mostram grande respeito pela saúde e segurança de seus funcionários?

Os interesses de outras partes interessadas são levados em consideração?

  • Governança

Sobre governança, os investidores podem querer saber que uma empresa use métodos contábeis precisos e transparentes e que os acionistas possam votar em questões importantes. A empresa segue práticas sobre transparência e compliance?

Eles também podem querer garantias de que as empresas evitem conflitos de interesse na escolha dos membros do conselho, não usem contribuições políticas para obter tratamento indevidamente favorável e, claro, não se envolvam em práticas ilegais.

Considerações Especiais

Em um nível prático, as empresas de investimento devem estabelecer prioridades, determinadas por analistas, que identificam problemas enfrentados por diferentes setores e indústrias.

Os critérios ESG devem evitar:

  • Empresas que operam em áreas de alto risco ou têm exposição à mineração de carvão ou rocha dura, energia nuclear ou de carvão, prisões privadas, biotecnologia agrícola, tabaco, areias betuminosas (fonte de petróleo) ou bélica (dedicado à guerra).
  • Empresas que têm controvérsias importantes ou recentes relacionadas aos direitos humanos, bem-estar animal, preocupações ambientais, questões de governança ou segurança de produtos.
  • Emprega um CEO dependente do presidente do conselho

À medida que o mercado de investimento acompanha e exige cada vez mais que as empresas adotem melhores práticas ESG, se destaca quem está melhor preparado. Quer fazer parte desse movimento?

Conte com a Target-Q para transformar a sua empresa!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *