Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

O que quer dizer a sigla ESG?

Em poucas palavras, o ESG é usado para medir o impacto ético e sustentável de um investimento em uma empresa ou negócio. Hoje em dia, os investidores socialmente responsáveis ​​usam critérios ESG para avaliar investimentos, pois permitem avaliar o comportamento das empresas e determinar seu desempenho financeiro futuro.

Como o próprio nome sugere, o ESG considera três fatores: questões ambientais, sociais e de governança.

Imagine, por exemplo, um investidor socialmente responsável procurando uma empresa para investir seu dinheiro. Antes de decidir, o investidor faz sua pesquisa sobre o ESG da empresa para responder a várias perguntas, dentre elas:

  • A empresa está tomando medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa? Busca reduzir impactos ambientais, preserva o meio ambiente?
  • Como a empresa está promovendo a diversidade no ambiente corporativo?
  • A empresa é inovadora e busca soluções que contribuirão com a sociedade?
  • A corporação tem um histórico de conduta incorreta (abuso de animais, mão de obra infantil, trabalho forçado, jornada exaustiva, condições degradantes de trabalho etc.)?
  • Possui métodos contábeis precisos e transparentes?
  • É comprometida com regras, pactos assumidos e leis vigentes, em qualquer território que atua?
  • A organização atua contra corrupção e suborno? Tem algum histórico?
  • Quais ações/ projetos/ investimentos que podem comprovar que a organização atende ao padrão ESG? Quais os resultados da organização, considerando seus compromissos e projetos com a temática ESG?

Por meio de uma triagem ESG completa, os investidores podem colocar seu dinheiro com segurança em empresas ambientalmente corretas, socialmente justas, conscientes, e que se alinham com seus valores.

Investidores buscam com o ESG, identificar empresas Sustentáveis, que não estão usando a temática ESG apenas como um mero ato de sinalização de virtude, portanto economicamente viáveis.

A história do ESG

Qual é a idade do ESG? O termo em si tem mais de uma década e meia de idade. Em 2004, o ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, convidou mais de 50 CEOs de grandes instituições financeiras para cooperar sob as recomendações do Pacto Global da ONU.

O objetivo da iniciativa era encontrar formas criativas de integrar a Sustentabilidade ao mercado de capitais, resultado então no ESG como norteador para escolhas de grandes investidores.

Relatórios comprovam sua eficácia

Em 2005, a iniciativa deu origem a um estudo de referência intitulado “Who Cares Wins”, e o termo investimento “ESG” foi criado pela primeira vez.

O relatório apresentou um forte argumento: integrar fatores ambientais, sociais e de governança nos mercados de capitais leva a uma melhor sustentabilidade, gera impacto social positivo e faz sentido para os negócios.

Ao mesmo tempo, o Relatório Freshfield também foi elaborado pelo PNUMA/Fi, que mostrava como as questões ESG são parte integrante da avaliação financeira.

No entanto, ao contrário do SRI que se concentra em critérios morais e éticos com um conjunto de telas negativas, como não investir em armas de fogo, tabaco ou álcool, ESG se baseia na noção de que os fatores ESG têm forte relevância financeira.

Em 2018, o ESG cresceu ainda mais em popularidade quando milhares de profissionais ocuparam o cargo de “Analista ESG”. De repente, o indicador de desempenho de investimento se transformou em uma grande especialidade, e o investimento ESG tornou-se o tema de artigos e notícias em alguns dos principais jornais do mundo.

Hoje, os investidores estabelecidos sabem que determinar as informações ESG de uma corporação é importante para entender sua estratégia, propósito e qualidade de gestão.

Por que os investidores se preocupam com ESG?

Mais e mais investidores estão percebendo o valor do investimento em ESG e como ele oferece o que todos desejam: ótimo desempenho ajustado ao risco no longo prazo.

Enquanto os ativos sob gestão em investimentos ESG estão em constante crescimento, alguns investidores ainda não têm noção: por que eu deveria me preocupar em fazer investimentos que gerem um impacto positivo? Aqui estão algumas razões para considerar.

Os millennials (geração Y, que nasceram na década de 1980 até 1994) se identificam com o ESG

De acordo com a opinião popular, o ESG está alinhado com praticamente todos os aspectos da tomada de decisão de um millennial, desde hábitos de consumo até empregos e finanças, os millennials geralmente priorizam o impacto ambiental e social de tudo o que fazem.

De acordo com pesquisas, 87% dos investidores millennials acreditam que o investimento ESG deve desempenhar um papel importante na decisão em quais empresas investir.

ESG pode melhorar as finanças da empresa

De acordo com a pesquisa, empregar critérios ESG em suas decisões de investimento tem um impacto positivo no desempenho financeiro. Em um meta-estudo, o desempenho de ESG foi medido em mais de 2.000 análises individuais em regiões e classes de ativos entre 1970 e 2014.

O estudo descobriu que quase 50% mostraram uma relação positiva entre o desempenho financeiro corporativo e ESG (apenas 11% encontraram uma relação negativa).

Este é, no entanto, um estudo feito no nível da empresa, que tem maior probabilidade de encontrar uma relação positiva entre desempenho financeiro e ESG.

Há uma relação positiva entre ESG e desempenho financeiro em mercados emergentes

Há um número crescente de estudos que encontram uma relação positiva entre desempenho financeiro corporativo e ESG em mercados emergentes, do que em mercados desenvolvidos. Isso se deve principalmente aos padrões ESG mais baixos em todos esses mercados, que resultaram em maiores ganhos potenciais.

O trade-off entre o desempenho do fundo e a sustentabilidade é um mito

Alguns investidores acreditam que “fazer a coisa certa” com seu dinheiro sacrifica o desempenho de seus fundos, mas estudos dizem o contrário. Um estudo realizado pela Morningstar descobriu que os fundos ESG superaram com sucesso o mercado mais amplo no longo prazo.

Dos 4.900 fundos analisados ​​na pesquisa, mais de 77,3% dos fundos sustentáveis ​​que foram disponibilizados aos investidores há mais de uma década ainda existem hoje, em comparação com apenas 46,4% dos fundos tradicionais.

Especialistas atribuem esse desempenho a várias razões, mas a maioria acredita que pode ser porque os fundos ESG são tipicamente tendenciosos para empresas de maior qualidade que operam com mais eficiência e sustentabilidade.

O ESG é um caminho sem volta para empresas que buscam investimentos, e para investidores, que querem segurança e retorno seguro e vantajoso de seus investimentos!

E você, já tinha conhecimentos em ESG? Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o nosso blog!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *