Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

ESG: 5 boas práticas para conquistar o reconhecimento

O ESG (Environmental, Social and Governance) é fundamental para garantir a visibilidade da sua empresa junto aos grandes investidores do mercado financeiro.

Isso porque negócios comprometidos com ESG, minimizando seu impacto na natureza e mantendo processos administrativos saudáveis ​​e responsáveis ​​são favorecidos por instituições financeiras que valorizam empresas com impacto socioambiental positivo e responsabilidade social garantida.

Ganhar o reconhecimento ESG para sua empresa pode render dividendos! É por isso que hoje discutimos as 5 melhores práticas que você pode implementar para ganhar seu reconhecimento.

Antes de tudo, vamos conhecer os 3 princípios ESG:

O conjunto de padrões de práticas ESG tem três objetivos: tornar as empresas socialmente conscientes, ambientalmente sustentáveis ​​e gerenciar de maneira inteligente os negócios.

Sociedade

Os critérios do ESG também são sociais. Investidores e consumidores vão olhar a forma como a empresa trata os seus funcionários, o quanto trabalha em função de questões relevantes para a sociedade em geral.

Sustentabilidade

O reconhecimento ESG busca minimizar impactos ambientais feitos por empresas a partir de critérios de sustentabilidade a serem seguidos, bem como na prevenção de poluição, compliance e antissuborno etc.

Gerenciamento corporativo

A empresa ESG cuida do negócio, tem apreço pela transparência e redução de riscos, o tornando cada vez mais sustentável e garantindo sua perenidade e continuidade.

Adote essas práticas para alcançar o ESG

1) Promover a gestão de resíduos, prevenção da poluição e conscientização da equipe

Busque desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental, cumpra as leis e regulamentações gerais da sustentabilidade (estude os padrões da SASB, as leis ambientais do Brasil, a família ISO 14000 etc.

As novas práticas devem ser passadas para todos os níveis da empresa.

Os fluxos de produção precisam ser otimizados para gerir bem os resíduos, e os colaboradores devem ser treinados e capacitados para que se envolvam na sustentabilidade diária e implementem as novas práticas.

Periodicamente, trabalhe com relatórios que esclareçam a situação da empresa com relação às normas que devem ser seguidas e debata o que é necessário melhorar com a equipe.

2) Minimizar os riscos no ambiente de trabalho

Cuidar dos seus colaboradores começa por garantir que o ambiente de trabalho seja saudável e seguro.

Tenha a ajuda de profissionais da segurança do trabalho para garantir que a empresa esteja seguindo todas as regulamentações necessárias.

A equipe deve ser treinada para a própria proteção, e todos os materiais necessários para que a segurança esteja em dia devem ser implementados.

Lembre-se que o gasto para que tudo esteja em ordem é mínimo diante da tragicidade de um acidente de trabalho. Não há como mitigar, o único caminho é a prevenção!

Desenvolva um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional e siga a normas do ministério do trabalho aplicáveis à sua organização (ISO 45001, estude as métricas da OIT etc).

3) Promover programas de benefícios aos colaboradores

Uma equipe engajada só tem vantagens: mais produtividade, melhor atendimento ao cliente e melhor clima de trabalho para todos.

Para que o seu time se sinta bem cuidado e engajado, a empresa pode oferecer benefícios como vale-alimentação, orientações nutricionais gratuitas, vale-presente, vale-combustível, plano de carreira ou mais.

O importante é garantir mais qualidade de vida para o time, pois os benefícios só estimulam um bom trabalho. Além disso, garantir que não haja viés que impacte na diversidade da equipe fará toda a diferença para sua organização.

Oferecer um clima organizacional saudável

O que a sua equipe acha do seu ambiente de trabalho e das suas oportunidades de crescimento dentro da empresa é essencial para a visão que a sua marca terá no mercado dentre os clientes e os profissionais da área.

Por isso, é importante promover um espaço colaborativo, com feedbacks dos seus colaboradores, acabar com a cultura de punição quando há erro, o que pode impedir a colaboração e criatividade, buscar melhorias pensadas em conjunto, para que eles se sintam confortáveis e confiantes dentro de suas funções.

Isso influencia diretamente na produtividade da sua equipe e nos resultados que ela pode oferecer para seu negócio.

Implementar programas de treinamento e desenvolvimento dos funcionários

As mudanças podem acabar não ocorrendo da melhor forma se a sua equipe não estiver preparada, pois os profissionais se sentem mais estimulados e confiantes quando cientes do que está acontecendo na empresa.

Implemente programas de treinamento para preparar os seus colaboradores para a nova realidade ESG, promovendo capacitações individuais e coletivas dentro dos departamentos.

A empresa só tem a crescer quando um plano de carreira bem elaborado é colocado em prática, contribuindo para o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Gostou das dicas? Quer conquistar o reconhecimento ESG? Entre em contato conosco e construa o futuro da sua empresa!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *