Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

ESG: o que é, para que serve e como implementar na sua empresa

O ESG (Environmental, Social, and Governance) é utilizado como indicador e métrica de ações e resultados, e tem papel primordial na mensuração do valor da empresa como um todo.

Além disso, também é levado em conta pelos investidores e consumidores como fator decisivo no papel de escolha para investimentos e aquisição de produtos ou serviços.

O mesmo pode ser observado nas relações entre empresas. Uma organização mais consciente terá maior cuidado em suas negociações, investigando a forma com que os demais envolvidos atuam e se também se preocupam com os critérios de ESG dentro da sua corporação.

A Target-Q tem o prazer de apresentar este guia de introdução ao gerenciamento de programas ESG. Como cada empresa é única, cada plano também difere de maneiras distintas.

O objetivo final, no entanto, é universal: gerenciar recursos de forma a maximizar o valor para todas as partes interessadas. Aqui, definiremos as etapas para desenvolver e implementar um projeto ESG em sua organização e sugerir perguntas a serem feitas como parte do processo.

Vamos começar pela Sustentabilidade – eficiência energética!

Um guia completo para gerenciamento de programas ESG:

É importante estabelecer o ímpeto por trás deste guia

Por que é tão importante identificar, definir e defender a sustentabilidade no ambiente de negócios atual? Temos quatro respostas:

  1. Você quer atrair investidores

De acordo com um relatório da State Street Advisors, quando perguntados sobre o que eles consideravam elementos essenciais e importantes dos investimentos em ESG:

  • 79% dos investidores citaram parâmetros e valores éticos
  • 78% citaram impactos ambientais ou sociais positivos
  • 77% citaram a crença de que os fatores ESG desempenham um papel fundamental no desempenho financeiro mais amplo
  • 76% citaram conformidade com regulamentos e requisitos legais

Dito de outra forma: 75% dos executivos de empresas de investimento acham que o desempenho de sustentabilidade deve ser considerado nas decisões de investimento, mas apenas 60% dos executivos de empresas acham que os investidores se preocupam com o desempenho da sustentabilidade.

  • Você precisa cumprir os requisitos para garantir um planeta mais saudável

As leis e os regulamentos exigem que as empresas limitem as emissões e os resíduos. O surgimento de novas regulamentações, legislações destinadas a conter os efeitos das mudanças climáticas tem sido tão significativo que o mundo financeiro está exigindo que as grandes empresas comecem a divulgar como estão se preparando.

Um relatório do Wall Street Journal de 2016 afirmou que a Securities and Exchange Commission (SEC) tem visto uma pressão crescente das comunidades financeiras e governamentais para desenvolver padrões para as empresas divulgarem seus dados de sustentabilidade nos registros da empresa.

Desde esse relatório, investidores de várias grandes empresas globais fizeram uma petição com sucesso para aumentar a transparência em sua exposição ao risco do surgimento de regulamentações focadas no clima em todo o mundo. A conclusão é clara: as organizações precisam se preparar para operar nesse novo ambiente de negócios.

  • Você quer atrair os melhores parceiros e talentos

Uma pesquisa do Morgan Stanley descobriu que os millennials são duas a três vezes mais propensos a querer trabalhar para organizações que compartilham seus valores, principalmente quando se trata de questões ambientais e sociais. A capacidade de mostrar o progresso em sustentabilidade está se tornando uma ferramenta cada vez mais valiosa para atrair e reter os melhores talentos.

  • Você sabe que existem maneiras melhores de operar

Novas tecnologias, como automação de dados e relatórios nos níveis de construção e portfólio, sistemas de automação diversos e software de inteligência energética, fornecem os dados necessários para controlar melhor suas operações.

Portfólios que usam tecnologia fornecem a seus proprietários e operadores melhores insights sobre o desempenho de suas operações e estruturas, dando-lhes a confiança para tomar decisões baseadas em dados, identificando discrepâncias e encontrando oportunidades de economia de custos e projetos de investimento de capital para criar eficiências.

Além disso, os edifícios equipados com as ferramentas para rastrear o desempenho não apenas apresentam melhor desempenho e são capazes de relatar sem problemas, mas o próprio rastreamento transmite que o edifício é gerenciado melhor, o que tem um impacto positivo no valor.

Os passos

Observe que, embora as etapas sejam apresentadas em uma ordem geral, elas devem ser consideradas em relação umas às outras ao longo do processo e os ajustes devem ser feitos para atender às necessidades específicas de sua organização.

  1. Definir metas gerais

Como em qualquer estratégia, a primeira coisa a fazer é identificar resultados claros e mensuráveis ​​que definam o que o sucesso significa para você.

Coisas a considerar

  • Considere investidores, acionistas, clientes, proprietários e parceiros de joint venture
  • Identifique seus desafios atuais de ESG, metas financeiras e tempo para implementação
  • Determine o valor do esforço
  • Defina sucesso; quais são suas metas baseadas em desempenho?
  • Avalie sua estratégia de longo prazo
  • Criar um orçamento

Para criar um orçamento realista, você precisará conhecer as preferências de financiamento de sua organização e combiná-las com as metas e prazos estabelecidos na Etapa 1.

Embora o orçamento comece com a análise do ROI, o retorno pode não se limitar ao impacto financeiro direto. Por exemplo, uma organização com propriedades de longo prazo pode estar disposta a buscar iniciativas ou melhorias de capital com prazos mais longos, enquanto uma organização focada em atrair investidores pode destacar iniciativas de benchmarking.

Coisas a considerar

  • Quanto você está disposto a gastar? Você pode obter financiamento?
  • Qual é a sua tolerância de ROI? Você precisa ver um retorno financeiro em um ano? Três anos? 10 anos?
  • O que tem o maior valor? Como você respondeu “Quais são seus drivers para ROI?” na Etapa 1? Você está mais interessado em reduções de custos de energia? Você está buscando certificações, como ENERGY STAR ou LEED?
  • Observação: a capacidade de sua organização de atingir as metas que você definiu depende de sua capacidade de criar um orçamento adequado. Seus objetivos podem mudar para se adaptar de forma realista ao seu orçamento.
  • Avaliar oportunidades

Aproveite o monitoramento contínuo para realizar auditorias de energia no nível do edifício, por exemplo, e permitir a manutenção proativa

Para criar seu business case, você precisa entender completamente seu portfólio e seus diferenciais

Gerenciar, agregar e gerar relatórios manualmente sobre dados de concessionárias geralmente é um processo muito complicado e demorado.

Coisas a considerar

Defina sua classificação de portfólio e agrupamentos de ativos preferidos

Transforme os dados brutos disponíveis em seus edifícios em insights acionáveis ​​sobre eficiência energética

Identifique os melhores e os piores desempenhos em seu portfólio

  • Construir uma estrutura ESG

Agora que você concluiu as primeiras etapas, você tem as informações necessárias para começar a definir sua estrutura ESG. Organizações com estratégias ESG estão se tornando cada vez mais atraentes para os investidores.

Coisas a considerar

  • Como um novo plano de relatório de sustentabilidade se aplicará ao seu portfólio geral?
  • Como você monitora o progresso e atingirá as metas?
  • Quais são seus padrões de benchmarking preferidos e como você os atende?
  • Como você garantirá a conformidade com as mudanças regulatórias? Que relatórios para agências governamentais são necessários?
  • Construa uma equipe de sustentabilidade

Você tem o plano; agora é hora de adicionar as pessoas.

A equipe que você monta será composta por funcionários internos ou você terceirizará algumas ou todas as tarefas para um consultor?

Os consultores podem oferecer maior eficiência na compreensão e conclusão das certificações, bem como fornecer sugestões objetivas sobre áreas de melhoria.

Coisas a considerar

  • Decida se é melhor construir sua própria equipe ou terceirizar o esforço
  • Garantir a adesão das partes interessadas
  • Se o seu orçamento não tiver espaço para uma equipe de sustentabilidade dedicada, você precisará considerar algumas alternativas.

A solução mais eficiente em termos de custo e tempo é contratar um consultor externo para lidar com tudo, em vez de dividir o tempo de seus funcionários entre o trabalho diário e os requisitos adicionais que esse esforço de sustentabilidade introduziu.

  • Verifique seu progresso

Por exemplo, como parte da Etapa 1, você identificou um resultado final bem-sucedido. Talvez você tenha quantificado uma meta de redução percentual que desejava que esse esforço alcançasse. Como você medirá essas reduções e as acompanhará?

Com as ferramentas e processos certos, há três maneiras de monitorar o progresso da sua organização em eficiência energética.

Coisas a considerar

  • Considere software orientado a dados para obter insights fáceis
  • Realizar reuniões contínuas para avaliar metas, atualizar benchmarks e coletar lições aprendidas
  • Compare com outros ESGs
  • Garantir o sucesso significa manter seu plano nos trilhos. Isso requer monitoramento e avaliação constantes para fazer os ajustes necessários.
  • Promova seu desempenho

Promover a história e o sucesso de seus esforços para adotar o ESG nos valores centrais de suas propriedades e de sua empresa gera uma infinidade de benefícios.

Algumas considerações importantes sobre relatórios: Qual(is) formato(s) você usará para promover seus resultados? Os resultados serão tornados públicos ou mantidos privados? A promoção ocorrerá por meio de benchmarking (por exemplo, SASB ou GRESB) ou um relatório anual? Quem é seu público alvo? Qual o melhor canal para alcançá-los?

Fornecer atualizações internas regulares mantém os funcionários focados nas tarefas e reforça que seus esforços estão contribuindo para uma importante meta de toda a organização. A promoção também reengaja as partes interessadas e pode contribuir para o ROI geral de suas iniciativas. Os relatórios e a modelagem de dados ajudarão você a medir e verificar seu progresso, mas também podem estimular o pensamento inovador que pode levar sua organização a criar uma vantagem competitiva.

Coisas a considerar

  • Quais métricas você planeja usar para medir seu progresso?
  • Como você comunicará seu progresso e seus objetivos, especialmente para os investidores?
  • Quais são seus objetivos para promover seus esforços internamente versus externamente?
  • Como será o processo de relatório real?

Vamos começar! Não está na hora de aproveitar as oportunidades que a incorporação das melhores práticas sustentáveis ​​e a conscientização ESG em sua estratégia de negócios revelam? Entre em contato conosco para ter acesso ao nosso guia para gerenciamento de programas ESG!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *