Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

Diferenças entre IATF 16949:2016 e ISO 9001:2015

A norma IATF 16949 é uma norma específica de Sistema de Gestão de Qualidade para a indústria automotiva, é baseada na norma internacional ISO 9001 “Sistema de Gestão da Qualidade”.

O objetivo perseguido pela norma IATF 16949 é desenvolver um Sistema Gestão da Qualidade que proporcione a melhoria contínua, com ênfase na prevenção de erros e na redução da variação e dos desperdícios gerados na produção de insumos utilizados no setor automotivo.

As organizações certificadas pela IATF 16949 podem demonstrar que estão comprometidas com a melhoria contínua da qualidade para seus principais interessados, sejam internos ou externos.

Quem pode aplicar a IATF 16949? A IATF 16949 é importante para todos os tipos de empresas fornecedoras de peças ou matéria-prima para o segmento automotivo, de pequenos fabricantes a multinacionais, independentemente de sua localização geográfica.

Por que a IATF 16949 é importante para o seu negócio?

A IATF 16949 se tornou um requisito essencial para qualquer empresa que trabalha na cadeia de suprimentos de fabricação automotiva global. Os principais fabricantes de automóveis do mundo fazem da certificação IATF 16949 um requisito contratual para seus fornecedores.

A IATF 16949 fornece às empresas:

• Práticas consistentes e reconhecidas internacionalmente para a gestão da qualidade no setor automotivo;
• Linguagem comum para lidar com clientes empresariais e fornecedores em todo o mundo;
• Aumenta a eficácia e a eficiência;
• Modelo de melhoria contínua e sistemática da qualidade;
• Modelo para entregar excelência aos clientes e demais stakeholders.

Benefícios da IATF 16949

Ser certificada pela norma IATF 16949 demonstra um compromisso claro e transparente com a qualidade e a melhoria contínua, além de permitir que sua empresa:

Ofereça novos contratos em todo o mundo e cumpra os requisitos obrigatórios estabelecidos pela indústria automotiva.

Redução de desperdícios e custos com a melhoria da qualidade de produtos e processos
Maior integração do Sistema de Gestão da Qualidade com os requisitos específicos dos clientes e demais ferramentas e práticas do segmento automotivo.

Diferença entre IATF 16949 e ISO 9001

A norma IATF 16949 é um suplemento da norma ISO 9001. Desde sua mais recente emissão em 2016, o IATF (International Automotive Task Force) optou por publicar a sua norma de forma separada, as empresas devem atender todos os requisitos da ISO 9001 e também os requisitos da IATF 16949.

Se tomarmos como referência alguns líderes mundiais da produtos de sistemas para o setor automotivo, encontramos o ponto central do qual a IATF 16949 se diferencia da ISO 9001.

A ISO 9001 é uma norma genérica, ou seja, foi desenvolvida para atendimento de organizações de qualquer segmento. Indústria, comércio, serviços etc. A IATF-16949 é uma norma específica para indústrias do segmento automotivo.

Desta forma precisamos pensar todos os requisitos da ISO-9001 + IATF-16949 aplicados para obtermos melhores resultados no “chão de fábrica” e na obtenção de produtos que atendam as especificações dos cliente com a menor variação possível.

Na abordagem adotada para processos orientados para o cliente, a compreensão das necessidades do cliente deve ser traduzida como:

Melhor comunicação com o cliente e determinação de responsabilidades específicas para isso;
Mensuração constante do cumprimento dos requisitos apresentados pelo cliente;
Satisfação do cliente;
• Objetivos da qualidade alinhados com os objetivos e requisitos dos clientes;
• Melhoria contínua do desempenho dos processos de manufatura.

Para atender aos objetivos planejados na filosofia da norma IATF 16949, seis fatores fundamentais devem ser levados em consideração:

Compromisso com a gestão: a alta direção da organização tem certas responsabilidades que devem ser aceitas ao invés de delegadas a outra pessoa.

As responsabilidades e competências dos “Donos dos Processos” devem ser claras, e é uma atribuição da Alta Direção estabelecer isso. Tudo isso alinhado com a estratégia do negócio.

Comunicação efetiva com o cliente

Mentalidade de Risco direcionada ao cliente. A organização precisa garantir que nos processos do seu sistema de gestão foram identificadas as fragilidades e falhas potenciais que colocam o cliente em risco foram tratadas.

Além disso a norma indica várias situações de risco comum ao segmento que precisam ser controladas.

Foco nas características especiais de produto e processo. Implementação efetiva dos controles de produto e processo referentes as características especiais, com atenção as de segurança do produto. Plano de Controle robusto e sustentado pelas demais ferramentas: FMEA, CEP, MSA, APQP e PPAP.

Gestão dos fornecedores, selecionar, controlar e desenvolver os provedores externos com técnicas eficazes de modo a garantir o abastecimento contínuo e o desdobramento dos requisitos dos clientes.

Medição: indicadores, tendências, análises e melhorias devem ser amplamente revisados. ​​

Auditorias Internas do Sistema de Gestão da Qualidade, Processo de Manufatura e Produtos e a qualificação da equipe de Auditores Internos

Basicamente estas são as diferenças entre as normas ISO 9001 e IATF 16949. Na verdade, são não normas que se competem, mas que se complementam, sendo esta uma exigência do setor automotivo.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o nosso blog e não perca nenhum detalhe!

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *