Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

ISO 14001 – O caminho para obter a certificação da empresa

A ISO 14001 apresenta os requisitos necessários para que uma organização demonstre que possui controles efetivos para realizar suas atividades com o mínimo impacto ambiental.

Ser certificado na norma ISO-14001 quer dizer que a organização é consciente de suas responsabilidades para um desenvolvimento sustentável, auxiliando em seu desempenho ambiental.

Além disso, é um importante diferencial competitivo em um mercado cada vez mais exigente.Para que a empresa possa obter o certificado ISO 14000, ou melhor, a certificação ISO 14001, é necessário atender às seguintes exigências:

  • Direcionamento Estratégico, Identificação das necessidades e expectativas das partes interessadas.
  • A organização precisa alinhar sua estratégia de negócio, analisar o contexto em que está inserida e identificar quais são as partes interessadas (stakeholders) que podem influenciar ou são influenciados pelas questões ambientais relativas à empresa e a partir disso, definir como seu sistema de gestão ambiental será estruturado.

Política ambiental

A alta direção da empresa deve estabelecer uma Política Ambiental. A política ambiental é o “farol”, o direcionador de toda a organização. A partir de uma Política do Sistema de Gestão Ambiental, devidamente divulgada e entendida por todos, é que os objetivos ambientais serão determinados.

Estrutura organizacional, responsabilidades e autoridades

Para que o Sistema de Gestão Ambiental seja implementado e entregue resultados robustos à organização, é necessário estabelecer as responsabilidades e autoridades dentro da estrutura organizacional.

Sendo que é a Alta Direção a maior responsável pelos resultados e na atribuição das responsabilidades e autoridades. Cada um da equipe precisa saber e entender seu papel dentro do Sistema de Gestão Ambiental e responsabilizar-se pelos resultados.

Planejamento e Ações para Abordar Riscos e Oportunidades

Um Sistema de Gestão Ambiental é um arcabouço de sistemáticas, métodos, ferramentas, rotinas e atividades que precisam atuar conjuntamente na “prevenção” de impactos ambientais.

Cabe a organização, identificar dentro de sua estrutura, os riscos & oportunidades estratégicos, táticos e operacionais. E estabelecer ações para estruturar o Sistema de Gestão Ambiental de modo que suas sistemáticas, métodos, ferramentas, rotinas e atividades atuem para se afastar dos riscos e se aproximar das oportunidades.

Aspectos ambientais

Toda atividade possui aspectos ambientais inerentes a ela. Cabe a organização que pretende se certificar ISO-14001, estabelecer um método para identificar em suas operações, quais são os aspectos ambientais, e por consequência, quais são os impactos ambientais que precisarão ser evitados ou mitigados.

Exigências legais

A empresa deve identificar toda exigência legal pertinente ao seu negócio, e atender o que for pertinente à sua atividade

Objetivos e metas

Deve-se criar objetivos e metas que estejam alinhados com o cumprimento da política ambiental que foi definida. Os objetivos e metas devem refletir os aspectos ambientais, os resíduos gerados e seus impactos ao meio ambiente. Tende-se considerar também as exigências legais e outros aspectos inerentes ao próprio negócio.

Conscientização e treinamento

Todos os colaboradores da empresa devem ser competentes e estarem conscientes quanto as suas atribuições para o sucesso do Sistema de Gestão Ambiental.

A empresa precisa determinar quais são as competências necessárias para cada função e por sua vez desenvolver um programa de treinamentos, capacitação e conscientização dos colaboradores em todos os níveis.

Comunicação

A correta e eficaz comunicação a todas as partes interessadas deve ser garantida. Tanto internamente como externamente a organização precisa determinar o que deve ser comunicado, quando deve ser comunicado, como será comunicado e quem deve comunicar e, considerando relativas ao Sistema de Gestão Ambiental.

Informação Documentada

A empresa precisará estabelecer uma sistemática para garantir que toda informação documentada necessária ao sistema de gestão ambiental seja confiável, esteja disponível e seja retida devidamente.

Vivemos na era digital, informação documentada pode ser entendida como toda e qualquer forma de se comunicar uma orientação, seguir uma rotina e registrar o que foi feito, e isso pode ser feito de inúmeras formas.

Controle operacional

O Sistema de Gestão Ambiental deve estabelecer em toda a organização quais são os controles operacionais necessários para cada aspecto ambiental identificado de modo que não ocorram os impactos ambientais. Os controles ambientais precisam ser estabelecidos para todas as atividades internas, contratação de terceiros, destinação de resíduos, emissões etc.

Um Sistema de Gestão Ambiental deve evitar a ocorrência de impactos ambientais, e isso é feito através da implementação de controles operacionais robustos.

Situações de emergência

Reagir corretamente a emergências é necessário! Para isso a empresa deve possuir procedimentos para responder a situações de emergência. Os planos precisam ser estabelecidos, testados e os colaboradores precisam ser treinados para saber como reagir em uma emergência ambiental.

Monitoramento e avaliação

Os resultados do Sistema de Gestão Ambiental precisam ser monitorados e avaliados, a empresa deve estabelecer uma sistemática para medir seu desempenho ambiental, avaliar se os controles implementados são efetivos, se a conformidade legal esta sendo atendida e seus os equipamentos de controle e medição estão devidamente calibrados e são confiáveis para medir tais resultados.

Auditoria do Sistema da Gestão Ambiental

Empresa precisará estabelecer um programa de auditoria de gestão ambiental periódica e esses resultados devem ser documentados, apresentados aos responsáveis e à alta administração da empresa.

Análise crítica do Sistema de Gestão Ambiental

A Alta direção precisará analisar criticamente os resultados do Sistema de Gestão Ambiental, e com base neles decidir sobre a tomada de ações, destinação de recursos, novos objetivos e estratégias para o próximo período.

Não conformidade, ações corretivas e melhoria contínua.

Possuir e iniciar um processo para tratamento das não conformidades e incidentes ambientais, investigar as causas das não conformidades ambientais e tomar as devidas ações corretivas. Melhorar continuamente os resultados e apresentar projetos de melhoria organizacional para redução dos impactos ambientais e melhoria no desempenho

Contratar um serviço especializado de consultoria ISO-14001 é essencial para sua empresa obter sucesso no processo de certificação.

Entre em contato conosco agora mesmo, inclusive para fazer uma análise de GAP (de lacunas) pra identificar em qual nível está sua organização, com relação aos padrões ISO 14001 para certificação de sua empresa.

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *