Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

O novo FMEA! E agora? O que mudou? FMEA AIAG & VDA 1ª Edição

No início de junho de 2019 foi publicado conjuntamente pelo AIAG (Automotive Industry Action Group) e VDA (Verband der Automolilindrustrie) a nova versão do FMEA, que agora será chamado FMEA AIAG & VDA 1ª Edição. Este manual foi desenvolvido por especialistas globais das montadoras (OEM) e Fornecedores (Tier 1) e é resultado de quase três anos de trabalho conjunto para harmonizar os manuais anteriores e proporcionar uma base comum para os FMEA´s.

A primeira pergunta feita por muitos é: E agora? Seguida por: Os antigos manuais perderão a validade? Tenho que revisar todos os FMEA’s de minha empresa? Serei cobrado por clientes e auditores de terceira parte à partir de quando?

Muita calma nessa hora! Não foram estabelecidos prazos para essa transição. A recomendação presente no manual é que as organizações definam suas estratégias para transição, e acredito que em breve as montadoras já terão definido seus prazos/ limites. É provável que inicialmente se torne mandatório para novos projetos/programas o desenvolvimento no padrão do novo FMEA. Após isso, os prazos serão desdobrados pela cadeia de fornecimento.

O ideal é que as empresas não percam tempo para qualificar suas equipes no Novo FMEA, de modo a começar a planejar uma transição tranquila e sem sustos. Uma sugestão é iniciar com um piloto, eleger um produto, processo ou família em que a equipe tenha o domínio, e utilizá-lo como referência.

E o que mudou?

Sem sombras de dúvidas, asseguro que essa nova versão é uma evolução. O objetivo do FMEA continua o mesmo, PREVENÇÃO. Como nas outras versões, a ferramenta nos conduz para identificar o que pode dar errado, analisar os riscos e priorizar ações. Ocorre que agora, as novidades ajudam, e muito, quando corretamente aplicadas.

Algo de muito positivo na nova estrutura do FMEA é que ela nos conduz a sempre olharmos para o cliente. Eu sei que vão dizer, mas isso sempre foi assim. Sim, mas a estrutura obriga a olharmos para frente, se não fizer isso o FMEA não sai! Isso é ótimo, pois vai reduzir muitos dos erros conceituais que víamos até então.

A mudança mais impactante é a condução da análise seguindo a Estrutura de 7 passos, e é por ela que pretendo demonstar a seguir algumas novidades do Novo FMEA. Essa estrutura é semelhante a anteriormente adotada no manual do VDA 4, onde havia 5 passos, mas nesta versão harmonizada foram adicionados os passos de Planejamento e Preparação e Documentação dos Resultados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para facilitar o entendimento deste texto, nas imagens estão dispostas as colunas correspondentes ao DFMEA (FMEA de Projeto) e PFMEA (FMEA de Processo). Quando formos aplicar, nada muda em relação a versão anterior, serão FMEA’s separados para Projeto e Processo.

Passo 1 – Planejamento e Preparação:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

É nele que definimos o que será analisado em nosso FMEA, quais serão os limites de análise.

Passo 2 – Análise da Estrutura:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Neste passo definimos a estrutura do nosso FMEA. O que está em analise (gerador do modo de falha), o que é afetado (sofre o efeito) e o que afeta (de onde vem as causas).

Item 2 (em verde) – Definimos o elemento foco de nossa análise. No DFMEA: Sistema, Subsistema ou componente. No PFMEA: Etapa do processo (elemento foco).

Item 1 (em laranja) – Definimos qual é o próximo nível, o que esta à frente. No DFMEA, onde o elemento foco será aplicado. No PFMEA, qual o processo que será abastecido, ou qual é responsável pela etapa do processo.

Item 3 (em azul) – Indicamos qual o nível inferior. No DFMEA: componente, matéria-prima ou característica. No PFMEA: elemento de trabalho do processo (4M´s).

Passo 3 – Análise da Função

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Definir a função é etapa primordial para um bom FMEA, e é nesse passo que faremos isso. Aqui deveremos fazer a correlação do que foi indicado no “Passo 2” para os itens 1, 2 e 3, tanto para o DFMEA como para o PFMEA.

Item 1 (em laranja) – No DFMEA: indicar a função do Nível Superior (Sistema, Sub-sistema ou componente). No PFMEA: indicar qual a função do processo posterior (processo que será abastecido ou qual é responsável pela etapa do processo que está sendo analisada).

Item 2 (em verde) – No DFMEA: indicar a função do elemento foco. No PFMEA: indicar etapa do processo que está sendo analisada.

Item 3 (em azul) – No DFMEA: indicar a função, requisito ou característica do nível inferior. No PFMEA: indicar a função do elemento do Processo.

Passo 4 – Análise da Falha

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Pronto, chegamos na análise da falha!

Novamente faremos uma relação com as funções que foram indicadas no passo anterior, “Passo 3”.

Falha é a negação da função. Então, em primeiro momento, indicaremos o que ocorre se a função não atender ao seu objetivo.

No item 1 em laranja, a falha apontada será o Efeito da Falha.

No item 2 em verde, a falha apontada será o Modo de Falha.

No item 3 em azul, a falha apontada será a Causa da Falha.

Não podemos esquecer que essa análise é sempre feita em relação ao Elemento Foco indicado no item 2 do passo 2.

É no passo 4 que classificamos a “Severidade”, e essa classificação é feita com base no Efeito da Falha. O novo manual possui tabelas modificadas em relação as versões anteriores.

Passo 5 – Análise do Risco

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Neste passo iremos indicar quais são os Controles Preventivos Atuais, sempre relacionados com a causa da falha e também os Controles Detectivos Atuais, relacionados com a Causa da Falha e o Modo de Falha.

É no Passo 5 que classificamos a “Ocorrência” e a “Detecção”. Para ambas, o novo manual possui tabelas modificadas em relação as versões anteriores.

Uma mudança significativa no Passo 5 é o PA (Prioridade de Ação), o NPR ou RPN não existe mais. As prioridades de ação (PA ou AP) agora são classificadas como H (Alta), M (Média) e L (Baixa). Para chegarmos a essas classificações utilizamos as tabelas presentes no manual, que fazem uma relação entre Severidade, Ocorrência e Detecção e indica como a PA será classificada. Não é feita mais a multiplicação entre os índices. Essa é uma ótima mudança, ficará muito mais fácil definir quais ações serão prioritárias.

Passo 6 – Otimização

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Neste passo iremos definir as ações. Agora, ao invés de “ação recomendada” temos duas colunas “Ação Preventiva” e “Ação Detectiva”, isto ajudará a equipe a melhor identificar e definir as ações necessárias relacionadas a “ocorrência” ou “detecção”. Também foi adicionada uma coluna para “situação”, onde colocaremos qual o status da ação proposta.

Passo 7 – Documentação dos Resultados

Para esse passo, não foi definido um formato específico, porém a organização deverá documentar como se deu a implementação de cada uma das tarefas, ações, índices etc. É um formato livre, cada organização definirá a melhor forma de atender.

Esse é só um resumo, as novidades apresentadas nesse Novo FMEA AIAG&VDA são muito mais complexas. O objetivo desse texto é um overview sobre o novo manual.

Sem dúvidas, as mudanças deste novo manual do FMEA irão demandar um esforço adicional das organizações, em contrapartida os resultados que podem ser obtidos com a correta aplicação serão compensatórios. A meu ver a identificação das falhas será mais precisa e certamente as empresas irão colher melhores resultados sobre isso.

Agora é mãos à obra! Treinar a equipe, selecionar um projeto/processo piloto e iniciar o quanto antes a transição.

Henrique Lind

[email protected]

(11) 95060-6312

Conheça nosso treinamento e-learning FMEA AIAG & VDA 1a Edição: https://ead.target-q.com/courses/combo-dfmea-pfmea-aiagvda-1a-edicao/

Para receber mais informações, o novo formulário e as novas tabelas de Severidade, Ocorrência, Detecção e PA (Prioridade de Ação), clique no link: https://fmea.academiadaqualidade.com.br/cadastro

Caso precise de qualquer ajuda em relação ao Novo FMEA, seja com treinamento ou consultoria, a equipe da Target-Q esta preparada para atende-lo. Conte conosco.

www.target-q.com / (11) 2859-7709

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *