Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

IATF-16949 Os Recall’s de veículos e as Certificações de Qualidade!

Constantemente temos acesso a notícias de Recalls de veículos. Juntamente com essas notícias vemos o questionamento de muitos consumidores e profissionais de diversas áreas sobre as normas de gestão da qualidade, contestando sua efetividade em melhorar o nível de qualidade dos veículos.

No meu ponto de vista, o questionamento não deveria ser sobre as normas mas sim sobre como são implementadas. Infelizmente se não ocorre o processo de melhoria, não é responsabilidade das normas.

Em primeiro lugar é preciso destacar que não existe garantia de que requisitos implementados e posteriormente auditados por um organismo certificador, estejam atendendo aos seus objetivos permanentemente. Auditoria é um processo amostral, e certificação não assegura qualidade, apenas conduz para ela.

Mas como vou saber se estou implementando os requisitos de forma que atendam ao seu objetivo e por consequência a meta da norma? 

Logo nas primeiras páginas da IATF-16949 podemos acessar uma valiosa informação, muitas vezes ignorada:

A meta desta Norma de SGQ Automotiva é o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade que proporcione a melhoria continua, enfatizando a prevenção de defeitos e a redução da variação e desperdício na cadeia de fornecimento.”

Parece óbvio que essa é a meta da norma, mas não é alinhado a isso que muitos requisitos são implementados.

Desta forma, minha sugestão é que sempre ao desenvolver os processos do SGQ, fazermos algumas perguntas no momento de implementar cada requisito:

– Qual o objetivo deste requisito?

– Como a implementação deste requisito vai contribuir para prevenção de defeitos?

– Como a implementação deste requisito vai contribuir para redução da variação dos processos de manufatura?

– Como a implementação deste requisito vai contribuir para redução do desperdício?

– Como a implementação deste requisito vai contribuir para excedermos as expectativas e a satisfação do cliente?

Isso muda o enfoque, ao invés de atender o “deve” do requisito (cara / crachá), vamos buscar atender seu objetivo, vamos perseguir o valor.

A IATF-16949 é uma norma direcionada para indústria, ou seja, apenas organizações de manufatura podem certificar-se. Precisamos focar sempre em como a aplicação dos requisitos estão direcionadas para as metas da norma (citadas acima) no processo de manufatura.

Mas como fazer isso se nem todos os requisitos são aplicados diretamente no processo de manufatura?

Não se esqueça das clássicas fontes de variação de um processo: Matéria-prima, Mão de Obra, Método, Máquina, Medição e Meio-Ambiente. Sempre procure relacionar os requisitos com essas fontes de variação. Certamente você encontrará uma relação (direta ou indireta).

Termina por aí? Evidente que não, existe muito mais! Por exemplo, a correta utilização dos Core Tools Automotivos (APQP, PPAP, FMEA, CEP e MSA), manuais CQI e complementar com outra infinidade de técnicas como o LSS, Kaizen, TPM, DFSS, VSM, DOE, DFA, DFM, FTA, GD&T, métodos de análise e soluções de problemas etc. Mas isso fica para outra oportunidade.

 Ao longo dos anos de trabalho com sistemas de Gestão, sobretudo na cadeia automotiva, posso com bastante tranquilidade afirmar que organizações não certificadas (ou com SGQ’s mal implementados) apresentam resultados no âmbito da qualidade muito inferiores as organizações que adotaram e praticam seus SGQ’s. Quanto a efetividade das normas em melhorar o nível de qualidade dos veículos, depende de sua aplicação integral e da aplicação das demais metodologias e técnicas já citadas.

Recall’s ocorrem por problemas de qualidade em produtos, produtos de qualidade são gerados por processos bem controlados e com baixa variação. Sistemas de Gestão da Qualidade implementados de forma correta conduzem as organizações a melhorar continuamente seus processos, reduzir as variações e por consequencia diminuir a possibilidade de recall’s.

Equipe Target-Q 

Visite nossa plataforma e-learning e conheça nossos cursos para IATF-16949, clique aqui

Não deixe de se inscrever no blog para receber nossas comunicações sobre assuntos relevantes! 

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *