Target Q - Consultoria e Treinamentos | Podemos ajudar ?

7.1.6 – Conhecimento Organizacional. ONDE ESTÁ O KNOW-HOW, O CONHECIMENTO DE SUA EMPRESA?

Dentre todos os ativos que uma empresa possui, certamente o conhecimento, ou se preferir o “Know How”, é o mais importante deles. Pense sua empresa como um processo, com entradas e saídas, onde a principal saída é o produto ou serviço entregue ao seu cliente. Definitivamente sua empresa não está entregando apenas o produto ou serviço. Ela está entregando todo o seu know-how consolidado em um produto.

“Know-how é um termo em inglês que significa literalmente “saber como“. É o conjunto de conhecimentos práticos (fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.) adquiridos por uma empresa ou um profissional, que traz para si vantagens competitivas.”

know-how é o que diferencia uma organização da outra. Geralmente é pelo seu know-how que uma organização consegue dominar o mercado pois apresenta um conhecimento especializado sobre algum produto ou serviço que os concorrentes não possuem.

“O know-how está diretamente relacionado com inovação, habilidade e eficiência na execução de determinado serviço. É um produto valioso resultante da experiência.”

Mas, QUEM dentro da sua empresa tem o domínio completo sobre esse “Know How”? Certamente ninguém sozinho! Pois o conhecimento de uma organização está distribuído dentre os diversos processos: comercial, marketing, engenharia e desenvolvimento, produção, atendimento ao cliente, financeiro, aquisição etc.

Então perguntamos, ONDE está o conhecimento, o know-how de sua empresa?

A experiência nos orienta que este conhecimento, ou know – how de uma organização, está, na maioria das empresas, na cabeça do proprietário da empresa, ou é de domínio de um ou mais funcionários “velhos de casa”. O que é natural, afinal é este outro recurso valioso, pessoas, que faz a diferença dentro das organizações.

Preocupada com esta questão a nova ISO 9001:2015 – Gestão da Qualidade, trouxe um requisito específico para orientar as empresas quanto a Gestão do conhecimento organizacional (7.1.6).

De fato, a Gestão do conhecimento é o caminho mais assertivo que permitirá alavancar qualidade, produtividade, desenvolvimento, melhoria, desenvolvimento dos profissionais, inovação etc. É o conhecimento que otimiza os recursos de uma organização, apresentando resultados incontestáveis e mais rápidos.

A norma ISO 9001 sempre orientou o aspecto da Gestão de Pessoas para que a organização obtenha melhores resultados. Agora ela soma Gestão de Pessoas + Gestão de seu conhecimento para agregar valor aos produtos e serviços da organização.

Definitivamente isto é tão importante, devido o conhecimento tácito (implícito – aquele que se aprende no dia-a-dia) dentro das organizações, ficar de posse das pessoas e não da organização. É um grande RISCO. As pessoas a qualquer momento podem deixar de fazer parte da organização e levar com elas o know- how das empresas.

As organizações muitas vezes não percebem, mas na verdade são reféns de alguns poucos funcionários, devido ao fato de não possuírem o domínio de seu know-how, pois todo o conhecimento está na cabeça destas pessoas.

O que a norma orienta é que a organização precisa gerir seu conhecimento, seu khow-how, pois ele é de sua propriedade. Desta maneira ela irá se distanciar do risco da perda de qualidade ou da quebra de fornecimento, quando este seu valioso recurso, pessoas, não estiver mais disponível para a organização.

Não gerir seu conhecimento é um atalho para o insucesso, ou uma barreira para o sucesso futuro.

A esta altura acreditamos que você já tenha avaliado sua empresa e saiba responder Onde está o conhecimento, o know-how de sua empresa?

Temos conversado com alguns colegas e notamos que muitos ainda tem dúvidas em como estruturar e evidenciar que um processo de Gestão do Conhecimento ocorre em suas organizações.

A Target-Q pode auxiliar sua empresa na construção do processo de gestão do conhecimento.Consulte-nos!

 “A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.”

Confúcio

 Conheça nossos treinamentos, clique aqui!

Equipe Target-Q Consultoria e Treinamento

Josiane Lopes e Henrique Lind

[email protected]

https://manutencaodewebsite.com.br/target

Compartilhar Publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *